quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ERRO NA NOTÍCIA DO SITE DO IFMG (REITORIA)

Foi veiculada no site do IFMG (Reitoria) a notícia de que parte dos professores do Campus Bambuí suspendeu a greve no dia 29 de agosto. Isto não é verdade! Os professores dos cursos técnicos que se declararam em greve perante a Diretoria de Ensino continuam em greve, mesmo porque esta não teve acesso ao Ponto Paralelo para saber quem está ou não assinando-o.

O que houve foi um retorno às aulas dos cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia com professores que não estavam em greve, professores substitutos e professores adaptados, ministrando aulas de outras especialidades que não a sua. E isto somente aconteceu porque houve uma pressão da Inspetoria Estadual para que os professores do Estado de MG voltassem às aulas, conforme exposto pela Diretoria de Ensino. Todos os demais cursos do Campus Bambuí ainda estão com o calendário suspenso.

O Comando de Greve não forneceu o número de 32 professores à Diretoria de Ensino, como veiculado. Fornecemos oficialmente o número de 34 professores que assinaram o ponto paralelo até o segundo dia de greve, além dos técnicos-administrativos. A partir desse dia, houve mais adesões, em ambas as classes.

Solicitamos à Reitoria do IFMG, que, ao veicular informações oficiais sobre a greve, procure também os Comandos Locais de Greve dos campi.
http://www.ifmg.edu.br/portal/index.php/todas-as-noticias-ultimas-noticia/1593-servidores-do-campus-formiga-e-parte-dos-professores-do-campus-bambui-suspendem-greve

terça-feira, 30 de agosto de 2011

MUDANÇAS NO CRONOGRAMA

DIA
HORÁRIO
LOCAL
ATIVIDADE






QUARTA 31/08
08:00
15:00
CAPELA
PRAÇA CENTRAL
ENSAIO TEATRO
MOBILIZAÇÃO EDUCAÇÃO

QUINTA 01/09
ADIADO

ADIADO

ADIADO
SEXTA 02/09
09:00 às 11:00
SALÃO NOBRE

ASSEMBLEIA de servidores, com pauta a ser definida.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CRÔNICAS

No canto superior direito da página principal, abaixo do cabeçalho, há um menu que consta o link para as Crônicas.  http://sinasefebambui.blogspot.com/p/cronicas.html

Nesta página, há crônicas de colegas nossos, dando seus pontos de vista acerca da greve (ou de greve).
Tais crônicas não necessariamente representam o ponto de vista do Comando de Greve ou do Sinasefe como um todo, mas refletem o sentimento do movimento grevista. O Sinasefe respeita a liberdade de expressão dos seus colaboradores.

Vale a pena ler!

domingo, 28 de agosto de 2011

VÍDEOS MOVIMENTO DE GREVE

Viagem a Brasilia: http://www.youtube.com/watch?v=EsXdfAUPNUQ

Projeto Filme: http://www.youtube.com/watch?v=Mbd4M_FHmAY

Greve dos Professores Federais: http://youtu.be/MQlfwV4xAfwx

sábado, 27 de agosto de 2011

CRONOLOGIA DO MOVIMENTO GREVISTA NO IFMG BAMBUÍ

Até o momento, a cronologia do movimento grevista no Campus Bambuí:

11/08 – Assembleia de servidores para deliberarem sobre a greve, com aprovação máxima, exceto por 1 abstenção.
12/08 – Alunos e servidores reúnem-se no DCE. Assembleias de alunos aprovam apoio à greve.
15/08 – Firmado o Acordo Inicial de Greve entre Direção e Comando de Greve, com presença de alunos e de representante da rede estadual. Em seguida, reuniões do Comando com a Direção de Ensino e a Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.
16/08 – Os servidores entram em greve. Começam as atividades grevistas. Primeiro e-mail da CGRH, tomado como coativo pelos servidores e gerador de moções de repúdio a nível local e nacional.
17/08 – Passeata de servidores e manifestação de alunos no Campus. Os mesmos reúnem-se com Direção de Ensino. Segundo e-mail da CGRH, ratificando o primeiro. Os servidores decidem não entregar o ponto paralelo nominalmente, com receio de possíveis retaliações por parte da Direção, mas, sim, quantitativamente.
18/08 – Início da suspensão do calendário escolar. Assembleia de servidores ratifica a decisão de não entregar o ponto nominalmente.
19/08 – Preparação de materiais de divulgação sobre a greve.
20/08 – Participação do movimento grevista na Feira Livre de Bambuí.
22/08 – Entrevista de servidores e alunos à TV Integração. Exposição de filme temático para os grevistas.
23/08 – Reportagem no MGTV. Roda de discussões sobre planos de carreira. Início da viagem para Brasília, com presença de servidores e alunos.
24/08 – Marcha de Lutas em Brasília. Representantes de Bambuí falam em plenária pública no Distrito Federal. O movimento nacional fez com que o Ministro Fernando Haddad (MEC) recebesse os grevistas. É a maior greve da história do ensino tecnológico, com mais de 60% dos campi parados até então.
25/08 – Anúncio do retorno às aulas dos cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia, com demais cursos ainda em suspensão. Reunião de servidores com o Comando de Greve, com decisão de um comunicado de repúdio ao contexto de retorno com adaptações e à revelia do Comando de Greve, podendo comprometer a qualidade do ensino dos referidos cursos. Vergonhosamente, Bambuí é o único Campus em que há uma reversão parcial, em meio ao avanço do movimento em todo o País.
26/08 – Assembleia de servidores com informes da viagem a Brasília e outros assuntos. A Diretoria de Ensino responde à questão do retorno às aulas dos cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia, dizendo estar sob pressão da Inspetoria Estadual em relação aos professores do Estado de MG, uma particularidade do Campus. A Seção Sindical de Bambuí participa, por meio de delegado eleito, da plenária nacional da CNESF em Brasília.
29/08 – Retorno às aulas dos cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia. Exposição do documentário temático "O ABC da Greve".
30/08 – Preparação de atividades de conscientização acerca da greve.
31/08 – Manifestação na Praça Central de Bambuí, fazendo parte da Mobilização Nacional pela Educação, com o tema "A Educação Vai às Ruas". O Governo Federal apresentou proposta de previsão orçamentária para 2012, incluindo o aumento para os docentes e o aumento do salário mínimo. Tudo ainda será apreciado pelo Congresso e a proposta final será votada em dezembro.
01/09 – Reunião com o Comando de Greve.
02/09 – Assembleia de servidores decide aprovar Moção de Repúdio contra impedimento de utilização de infraestrutura para servidora em greve e contra impedimento de participação em curso de outro servidor. Moção de Aplauso para servidores da biblioteca.
05/09 – Grevistas visitam a Câmara dos Vereadores, solicitando apoio e expondo os motivos da greve. Câmara se mostra solidária.
06/09 – Exposição do filme temático "Hoffa". CGRH encaminha novos documentos intimidadores, com e-mails subsequentes dos chefes de setores e departamentos. Servidores reagem.
08/09 – Assessor jurídico do Sinasefe prepara parecer técnico sobre intimidações do CGRH, encaminhado pelo Sinasefe a todos os servidores, que aponta que a possibilidade de processo administrativo por assédio moral é real. O parecer também diz que o ponto não pode sofrer corte antes da greve ser declarada ilegal. Comando Nacional de Greve diz que Conif é contrário ao corte de ponto.
09/09 – Assembleia de servidores se posiciona pela suspensão da greve e reavaliação em março de 2012, posicionamento este a ser levado à Assembleia Nacional. 
12/09 – Reunião do Comando de Greve com os delegados (representantes) de Bambuí para detalhar os encaminhamentos locais para a Assembleia Nacional.
13/09 – Assembleia Nacional realizada em Brasília decide pela continuidade da greve e pela radicalização do movimento. Bambuí envia dois delegados para a 103ª Plena do Sinasefe em Brasília.
14/09 – Assembleia Local de Bambuí ratifica a decisão nacional e mantém a greve. O Comando de Greve foi composto por mais servidores.
15/09 – Servidores, em audiência com a Direção do Campus, solicitam respeito da direção como um todo ao movimento grevista, diante de intimidações feitas pelo CGRH e outras questões envolvidas. Comando Nacional de Greve envia contraproposta ao MEC.
16/09 – Entrevista de servidores na Rádio Cidade para esclarecimentos acerca da greve. Visita do movimento grevista aos setores do Campus.
19/09 – Assembleia de servidores decide esperar o posicionamento do MEC para deliberar sobre a greve. Reunião de representantes do Comando de Greve com a Direção Geral, sobre assuntos pertinentes à greve.
20/09 – Reunião do Comando de Greve.
21/09 – MEC entrega nova proposta ao SINASEFE, com poucos avanços em relação a itens secundários.
22/09 – Assembleia de servidores decide suspender a greve com indicativo para março de 2012, mas cria grupos de trabalho para acompanhar os desdobramentos da greve nacional e intermediar questões locais (GT Docente e GT TAE).
23/09 – Servidores retornam às suas atividades. Reunião do Comando de Greve.
24/09 – Assembleia Nacional decide pela continuidade da greve com radicalização do movimento.
26/09 – Retorno das aulas no Campus Bambuí. Firmado o Acordo Final de Greve em Reunião do Comando com a Direção.
ATIVIDADES AGENDADAS
29/09 – Primeira reunião do Grupo de Trabalho Docente (GT Docente).

Até a última postagem, não tínhamos atualização após 26/09. Assim que possível, atualizaremos a Cronologia.

CANCELAMENTO DA VIAGEM BH E NOVOS INFORMES

Informamos que a viagem de terça-feira para BH foi cancelada. O sindicato de Ouro Preto aproveita a ocasião para convidar a todos para participar de uma manifestação na quinta-feira próxima em Ouro Preto (Pça Tiradentes), momento em que estarão presentes os grevistas do Estado, da UFOP e do IFMG. Vamos estudar a possibilidade de irmos nesta manifestação.

Novos links da Marcha Pela Educação

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FALAS E NOTÍCIAS DE BRASÍLIA

MARCHA DE LUTAS EM BRASÍLIA
Essas foram as falas de dois de nossos representantes em Brasília:

Charles Diniz (servidores, SINASEFE): http://www.youtube.com/watch?v=kLC3oVPBmlQ&feature=share

PLENÁRIA DA CNESF (COORD. NACIONAL DE ENTIDADES DE SERV. FEDERAIS)
(Notícias do nosso representante "delegado" de Bambuí Prof. Hudson Poceschi em Brasília)

"A Plenária do CNESF contou com a participação de 187 servidores, representando inúmeras entidades de classe dentre os Servidores Públicos Federais. Desse total, 83 estavam cadastrados como delegados.
Dentre as pautas discutidas, algumas merecem destaque:

INFORMES, entre outros:
* A representante da ANDES disse que a entidade iria aceitar a proposta oferecida pelo governo, caso o mesmo mantivesse o que foi oferecido inicialmente (4% linear no VB e no RT + incorporação do GAE/GED ao vencimento básico), e que continuaria as mobilizações de base para discussão das demais pautas de reivindicações;
* Foi aprovada pela plenária uma moção de repúdio contra a discriminação dos movimentos sociais por parte do governo;
* Foi aprovada pela plenária uma moção de repúdio contra as ações de intimidação por parte da direção do IFMG - Bambuí contra os seus servidores;
* Foi informado, pela FASUBRA e SINASEFE, que o MPOG não abrirá negociação enquanto a greve das duas entidades estiverem ocorrendo;
* A FASUBRA informou que não existe, num horizonte próximo, a possibilidade de fim da greve por parte da entidade e que a entidade "não se dobrará perante as pressões e ataques do governo Dilma"
* Foi informado que a comissão da Camara dos deputados aprovou, no dia 25/08, o projeto de lei que cria os fundos de pensão particulares para os servidores publicos federais (com grandes chances de aprovação na Câmara e no Senado); (PL 1992 - Previdência Complementar para os servidores publicos);

ENCAMINHAMENTOS, entre outros:
* Fortalecimento do movimento grevista nas bases e em nível nacional, com possibiliade de radicalização do movimento, frente aos ataques e intransigência do governo.
* Unificação dos movimentos de greve da FASUBRA e SINASEFE, como forma de garantir resistência à esses ataques;
* Aprovadas as moções de repúdio acima citadas.

ERRATA DO BOLETIM 3

ERRATA: No Boletim 3, colocamos que os dias parados não representam perda da contagem da aposentadoria e do estágio probatório. Retificamos aqui o erro. Como nos colocou em Assembleia o consultor jurídico do Sinasefe, o Sr. Bruno Lombardi, há realmente a suspensão da contagem de tempo. Porém, quanto aos proventos, como colocou o próprio consultor, depende de vários fatores, cujas chances de todos acontecerem ele classificou como “remotas”.

SOBRE VIAGEM E TEATRO

Servidores e alunos,

Informamos os responsáveis pelas atividades grevistas, da semana que vem, para procurarem, caso precisem de algo ou queiram participar e/ou ajudar:
* Viagem para BH na terça: Márcio, Cida ou Leíse (sec. Sindicato). Haverá um ônibus pago pelo Sinasefe Bambuí para a Marcha para BH. Mandem e-mail para o Sinasefe, caso queiram participar.
* Teatro na quinta (ensaios segunda, quarta e quinta): Érik e Júlio Santos.

Estamos precisando de pessoas (servidores ou alunos) para fazerem alguns personagens no teatro. São papéis simples. Favor nos procurarem.

e-mail: sinasefebambui@gmail.com

Saudações do Comando de Greve.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES GREVISTAS PARA A PRÓXIMA SEMANA


DIA
HORÁRIO
LOCAL
ATIVIDADE
SEGUNDA 29/08
14:00 às 16:00
SALÃO NOBRE OU OUTRO LOCAL DISPONÍVEL
EXPOSIÇÃO DE FILME TEMÁTICO
TERÇA 30/08
08:00 às 11:00
SALÃO NOBRE
ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO.

QUARTA 31/08
08:00 às 11:00

PRAÇA CENTRAL DE BAMBUÍ

MARCHA DE LUTA PELA EDUCAÇÃO

QUINTA 01/09
12:00 e 15:00
ANFITEATRO

PEÇA DE TEATRO “NOS TEMPOS DE BRASIDOCK”
SEXTA 02/09
09:00 às 11:00
SALÃO NOBRE

ASSEMBLEIA de servidores, com pauta a ser definida.

COMUNICADO AOS SERVIDORES DO IFMG – CAMPUS BAMBUÍ

Prezados servidores e alunos,

A Diretoria de Ensino, através de uma nota divulgada no site da Instituição, informou que as aulas dos Cursos Técnicos em Agricultura e Zootecnia (Concomitante ao Ensino Médio e Subsequente) serão retomadas na próxima segunda-feira (29/08/2011), acrescentando que o calendário escolar continuará suspenso após o dia 29/08 para os demais cursos técnicos e superiores.

O Comando de Greve, tendo em vista esta decisão, após reunião com os servidores grevistas no dia 25/08, vem a público esclarecer alguns pontos:

a) A Greve dos Servidores Públicos Federais, inclusive no Campus Bambuí, continua por tempo indeterminado;
b) O comando avalia que a Instituição terá muita dificuldade em garantir as condições para a boa qualidade do ensino, considerando que:
b.1) Muitos serviços importantes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem não estarão garantidos, como: biblioteca, assistência social, recursos multimeios e outros, pois muitos dos servidores que trabalham nesses setores estão em greve;
b.2) Alguns professores que aparecem no horário divulgado podem estar em greve ou estar aderindo à mesma nos próximos dias, já que o movimento de greve está mais forte (hoje são 216 campi em greve);
b.3) A qualidade do ensino dos referidos cursos pode ficar comprometida, já que vários professores serão adaptados, inclusive um técnico-administrativo, para substituir os professores em greve.

Os servidores, embora preocupados com a situação dos alunos quanto ao ano letivo, não recomendam o retorno às aulas dos cursos supracitados sem a qualidade que dele se espera. Tendo em vista estas questões, o Comando de Greve esclarece que a decisão de retornar com o calendário letivo, apesar das questões acima apresentadas, é responsabilidade única e exclusiva da Diretoria de Ensino, decisão esta que os servidores grevistas repudiam por reconhecer que é um desrespeito ao movimento legítimo de greve dos Servidores Públicos Federais e aos estudantes, ao revogar parcialmente a suspensão do calendário sem a total garantia das condições para isto e sem consultar os membros do movimento  grevista.

Por fim, solicitamos a compreensão, enfatizando que a nossa luta não é apenas por interesses da classe, mas uma luta de interesse de toda a população.

Comando de Greve.


Bambuí, 25 de agosto de 2011

TRECHO DO BOLETIM 12 DO SINASEFE NACIONAL

Após a Marcha para Brasília:

"A avaliação dos participantes da audiência é que não devemos ter expectativas sobre qualquer negociação até que propostas concretas sejam apresentadas, tanto pelo MEC como pelo MPOG. Entretanto, não podemos desprezar que o fato do ministro da Educação ter atendido ao pedido do CONIF para a realização dessa audiência demonstra, pelo menos, a disposição para apresentar algo a fim de negociar nossa pauta. Caso contrário, como nossa greve já indica, o governo verá que o nosso movimento é muito mais sólido e combativo do que estão imaginando".

Olhem Bambuí em Brasília!!!
http://www.youtube.com/user/paramazzo#p/a/u/0/1-g-VRywTnA
Mais ou menos em 1 minuto e 15 segundos, por aí... e mais depois...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

RELEASING GREVE SINASEFE – IFMG – CAMPUS BAMBUÍ (para quem quiser enviar para os seus contatos)

RELEASING GREVE SINASEFE – IFMG – CAMPUS BAMBUÍ

Desde o dia 16/08, com adesão cada vez maior, os servidores do Instituto Federal Minas Gerais estão em greve, em consonância com o movimento nacional, que já conta hoje com mais de 210 campi parados em todo o País, revoltados com o corte de 3,5 bilhões de reais no orçamento público para a educação.
A pauta de reivindicações e a falta de negociação com o governo Dilma são os motivadores do movimento grevista. Os principais itens da pauta são: a) veto dos projetos de lei que congelam os salários dos servidores públicos por 10 anos e que transformam a avaliação de desempenho em um instrumento de demissão; b) destinação de 10% do PIB para a educação pública; c) 14,67% de reposição de salários (inflação + PIB); d) reestruturação das carreiras dos docentes e técnicos-administrativos; e) jornada de 30 horas semanais para os técnicos-administrativos; f) equiparação do auxílio alimentação dos servidores do ensino tecnológico com os do judiciário; g) contratação de mais servidores via concurso público; entre outros.
No dia 24/08, aconteceu a Jornada Nacional de Lutas, em Brasília, onde vários segmentos do setor público federal se manifestaram contra a retirada de direitos dos servidores. No caso específico da educação, são muitas as lutas. Venha aderir ao movimento. A luta é de todos nós, o ganho é de todos nós, a consciência é de todos nós!

"Quem não luta por seus direitos, não é digno de possuí-los"

QUESTÕES ESSENCIAIS E INADIÁVEIS

A pedido de servidores, divulgamos aqui, conforme Ata da reunião do Comando de Greve com a Direção de Pesquisa, Pós-Graduação (DPPGE) e Extensão no dia 15/08/2011, definindo o que seriam as questões essenciais e inadiáveis para o momento.Exceto as formaturas pré-agendadas e orientações de TCC e estágio, que dizem respeito à Direção de Ensino, nesta reunião com a DPPGE resolveu-se que:

* Seriam garantidas as orientações dos projetos de pesquisa e extensão e a infraestrutura necessária para a realização destes, como laboratórios, setores de produção e transportes (é inadiável).
* Seria realizado o Encontro de Ex-Alunos (já foi).
* Quanto ao Projeto Rondon, tomar-se-ia uma decisão após a abertura do edital, entre a DPPGE e o Comando de Greve (portanto, não é uma questão inadiável no momento).
* Quanto à Semana de Ciência e Tecnologia e demais eventos que a ela são ligados, decidiu-se pela remarcação dos eventos a partir da data de retorno às aulas (não é inadiável).
* Quanto à SIPAT, os membros da CIPA se reunirão com o Comando de Greve para resolver a questão (não é inadiável no momento).

Em resumo, as questões inadiáveis que dizem respeito aos servidores grevistas, no momento, são apenas:
1) Formaturas pré-agendadas e tudo que as envolve, como orientações de estágio e TCC (DE).
2) Projetos de pesquisa e extensão e tudo que os envolve (DPPGE).

As questões essenciais (diversos setores) foram garantidas pela Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) com funcionários terceirizados e outros servidores não aderintes à greve em reunião do Comando de Greve com a Direção no próprio dia 15/08.

 É preciso fazer uma distinção entre questões essenciais e inadiáveis. As primeiras são aquelas que não podem deixar de funcionar, como alimentação de animais em setores, refeitório, alguns alojamentos, segurança etc. As inadiáveis são aquelas que já estavam pré-definidas e envolveriam contratos, recursos e outras questões cujo impacto poderia ser minimizado, conforme acordado no que podemos chamar de "Acordo de Greve" e ressaltadas nos parágrafos anteriores. O restante são atividades adiáveis e não-essenciais.

MOÇÃO DE REPÚDIO

Na Assembleia do dia 18/08, também foi aprovada uma "Moção de Repúdio" aos e-mails enviados pela CGRH, compreendidos como forma de coação à greve pela maioria dos servidores destinatários. A moção foi proposta pelo Prof. Hudson Rosemberg e aprovada pelos presentes.

Não aceitamos quaisquer formas de coação, manipulação ou pressão, individual ou coletiva, tanto para não aderir à greve quanto para que deixe de fazer parte do movimento. A greve é um direito garantido pela Constituição Federal e sua adesão deve ser espontânea.

Comando de Greve.

VÍDEOS DE CONSCIENTIZAÇÃO EM NOSSAS ATIVIDADES

No dia 22/08, como parte das nossas atividades grevistas, expusemos, além do clássico "Eles não usam black-tie", 2 vídeos de conscientização política sobre atos de corrupção, injustiças e outros no Governo Federal, além de cenas da passeata que realizamos. Eis os links:

http://www.youtube.com/user/Maresdeminas#p/a/u/0/o_7gTTOaZ9w
http://www.youtube.com/user/Maresdeminas#p/a/u/1/wdJ1t5fsLU4

terça-feira, 23 de agosto de 2011

MUDANÇAS NO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Prezados colegas servidores e alunos,
Modificamos o cronograma de atividades de quinta-feira à tarde, devido ao retorno da viagem para Brasília.
Teremos, então:
* 24/08 (Quarta-feira) - Viagem para Brasília ou reunião com o Comando de Greve a partir das 13:00, com assinatura do ponto paralelo.
* 25/08 (Quinta-feira) - 13:00 (para os que não viajarem) Reunião com o Comando de Greve e ações de conscientização sobre a greve.
* 25/08 (Quinta-feira) - 14:00 (para os que viajarem) Reunião para divulgação dos informes de Brasília na Assembleia.
* 26/08 (Sexta-feira) - 09:00 Assembleia
* 26/08 (Sexta-feira) - 11:00 Reunião do Comando de Greve, para deliberar sobre cronograma de atividades grevistas da semana que vem.
* 29/08 em diante - Em breve, teremos o cronograma de atividades da greve para as próximas semanas.
Ressaltamos mais uma vez que o movimento cresce a cada dia. São mais de 180 escolas paradas no Brasil inteiro, somente na rede federal de ensino tecnológico. A reportagem da TV Integração e a participação na Feira Livre foram importantes para divulgar o movimento a nível regional e local. Os benefícios são para todos nós!
Boa viagem para Brasília aos servidores e alunos! Representem-nos bem!
Saudações do Comando de Greve.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

INFORME SOBRE A GREVE

O movimento grevista continua as suas atividades por tempo indeterminado. A greve não está vinculada à suspensão do calendário. Oportunamente, divulgaremos o cronograma de atividades grevistas das próximas semanas, como palestras, rodas de discussão, filmes temáticos, entre outras.

Comando de Greve.

REPORTAGEM DA TV INTEGRAÇÃO


           Hoje, segunda-feira, 22/08, compareceu ao Campus Bambuí a TV Integração de Araxá para conversar com o movimento grevista e os alunos.
Como não foram localizados membros do DCE, foram entrevistados dois alunos que estavam na Instituição. Os alunos, os mais prejudicados com a greve, demonstraram insatisfação com as consequências do movimento, embora as Assembleias dos estudantes, entendendo a reivindicação dos servidores, tenham manifestado apoio ao movimento de greve.
            Foram entrevistados dois servidores, que ressaltaram o compromisso de manter serviços essenciais e inadiáveis para minimizar o prejuízo dos alunos e explicaram os motivos da greve, as suas reivindicações e a falta de negociação com o governo Dilma.
            O Comando de Greve entende que a presença da mídia é um sinal de fortalecimento do movimento, que está se estendendo mais a cada dia. São mais de 180 escolas paradas no Brasil, somente na rede de ensino federal tecnológico.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

É IMPORTANTE SABER!

Segue alguns documentos sobre o Movimento de Greve Nacional

Boletim Nacional número 10

Pauta de Reivindicações

Cartilha de Greve no Serviço Público

PONTO PARALELO

Prezados servidores,

Muitas são as dúvidas quanto ao ponto paralelo nas Assembleias e é preciso esclarecer algumas coisas, sem intenção de sermos repetitivos.

1) Neste período de greve, NINGUÉM pode ser obrigado a assinar ou deixar de assinar o cartão amarelo ou o ponto paralelo, pois não deve haver coação de nenhuma das partes. O que NÃO recomendamos é assinar os dois pontos ou assinar nenhum.
2) A necessidade da assinatura do ponto paralelo é nos resguardar de possíveis problemas judiciais futuros, se vierem a ocorrer por parte das autoridades federais maiores.
3) Restando dúvidas quanto às questões especiais referentes ao ponto paralelo, como atividades essenciais ou inadiáveis e restrições de dias, por exemplo, serão tratados caso a caso. Favor nos procurar nas atividades diárias.

"Quem está em greve, assina somente o ponto paralelo. Quem não está em grave, assina somente o ponto amarelo."


Saudações do Comando de Greve.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO MOVIMENTO GREVISTA

19/08/2011 (08:00 às 11:00) - PREPARAÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO PARA A COMUNIDADE a ser exposto na Feira Livre em Bambuí.

20/08/2011 (08:00 às 11:00) - Participação na FEIRA LIVRE de Bambuí

22/08/2011 (14:00 às 16:00) - EXPOSIÇÃO DE FILME TEMÁTICO

23/08/2011 (09:00 às 11:00) - RODA DE DISCUSSÃO SOBRE PLANOS DE CARREIRA

24/08/2011 (14:00 às 16:00) - MARCHA NACIONAL PARA BRASÍLIA
Para os que não viajarem: haverá apenas reunião do Comando de Greve e assinatura do ponto paralelo.
Para os que forem ou querem viajar:
As despesas de transporte para Brasília serão totalmente pagas pelo Sindicato local e nacional. O almoço será pago pelo Sindicato nacional. As viagens de ida e volta ocorrerão no horário noturno, dispensando hospedagens. A saída será na terça à noite (em horário e local a serem definidos) e o retorno na quarta-feira, logo após o evento. Favor confirmar a presença com o Comando de Greve, para reserva do lugar.

25/08/2011 (14:00 às 16:00) - Haverá apenas reunião do Comando de Greve e assinatura do ponto paralelo.

26/08/2011 (09:00 às 11:00) - ASSEMBLEIA de servidores, com pauta a ser definida.

MOÇÃO DE APLAUSO

Prezados alunos,

Informamos que a Assembleia de servidores do Sinasefe, nesta tarde de 18/08, aprovou uma "Moção de Aplauso" aos alunos, pelo apoio ao movimento grevista, proposta pelo Prof. Érik Dominik e aprovada pelos presentes. A ajuda de vocês foi imprescindível para minimizar os impactos da greve, juntamente com o movimento de adesão dos servidores. Deixamos aqui o nosso sincero agradecimento.

Comando de Greve do Sinasefe Bambuí

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR


Hoje, 17/08/2011, a Diretoria de Ensino do IFMG Campus Bambuí informou que o Calendário Escolar será suspenso entre os dias 18 e 26 de agosto de 2011.


Maiores informações podem ser obtidas no link abaixo:

Fonte:  http://www.cefetbambui.edu.br/portal/comunicado-da-diretoria-de-ensino-do-ifmg-campus-bambu

COMUNICADO DO COMANDE DE GREVE À DIRETORIA DE ENSINO

ASSEMBLEIA GERAL

Será realizada nesta quinta-feira, dia 18/08/2011, outra Assembléia Geral com todos os servidores do IFMG Campus Bambuí para deliberar sobre o movimento de GREVE.

A participação de todos é muito importante!

ESCLARECIMENTOS SOBRE OS E-MAILS ENCAMINHADOS PELA CGRH AOS SERVIDORES E OUTROS ASSUNTOS


Prezados servidores,
O comando de greve, tendo em vista as comunicações via e-mail da Coordenadoria Geral de Recursos Humanos com o fim de “dirimir dúvidas quanto à adesão dos servidores do IFMG – Campus Bambuí à Greve dos Servidores Públicos Federais da Educação” sentiu-se no direito de apresentar algumas considerações para a reflexão sobre os pontos apresentados.
Em primeiro lugar, gostaríamos de informar que o encaminhamento do e-mail com trechos “pinçados” do Decreto 1480/95 feriu o acordo estabelecido em reunião entre comando de greve e direção do campus, realizada no dia 15/08/2011, que previa que a informação sobre as consequências da adesão à greve caberia ao comando de greve e que isto seria respeitado pela direção deste campus.
Informamos, também, que o segundo e-mail, intitulado “Complementação esclarecimentos sobre paralisação servidores campus Bambuí” deveria ser no sentido de esclarecer o equívoco cometido pelo CGRH por descumprir o acordo, como informado pelo Chefe de Gabinete na reunião do Comando de Greve na tarde de 16/08/2011.
É importante, também, reconhecer que a CGRH tem assumido uma postura de intimidação junto às Chefias Imediatas, pressionando-as para que reforcem os itens que foram destacados no e-mail, vimos nesta atitude uma tentativa de intimidar e minar o movimento, apesar de termos ouvido o contrário na reunião com a direção deste campus.
Neste sentido, o comando de greve, que vem cumprindo acordo firmado com a direção deste campus na manutenção das atividades essenciais, indignados,  manifesta seu repúdio contra as ações tomadas pelo CGRH e reafirma o direito constitucional de todo servidor aderir ao movimento.
Em relação aos riscos “alertados” pelo CGRH, o Assessor Jurídico do SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais), esclarece que: “Assim sendo, apesar de a utilização do Decreto 1.480/95, de acordo com o processo legislativo pátrio ser indevida e imprópria, na falta de regulamentação específica, é admissível por analogia sua aplicação face à omissão do legislador, portanto, há a possibilidade da Administração Pública de proceder aos descontos dos dias parados daqueles servidores que aderiram ao movimento, mas somente após a instauração de sindicância e ou processo administrativo adequado assegurando-se ao servidor os direitos constitucionais da Ampla defesa, Contraditório e Devido Processo Legal.”
Quanto à solicitação das Chefias Imediatas de que o servidor que decidir pela adesão ao movimento deve comunicar por escrito, o comando de greve orienta que não existe essa necessidade, já que os mesmos estarão assinando o ponto paralelo.
Por fim, fica a convicção da legitimidade de nossa greve e a certeza de que nossa vontade de luta é maior do que qualquer coação.

COMANDO DE GREVE

DIREITO DE GREVE


LEI Nº 7.783/1989 COM AS DEVIDAS ADAPTAÇÕES PROMOVIDAS PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Art. 1º. É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Art. 6º. São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos:
I - o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores
a aderirem à greve;
II - a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.
§ 1º Em nenhuma hipótese, os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.
§ 2º É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.
§ 3º As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão
impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.


Maiores informações consulte a Cartilha de GREVE, clique aqui.

PASSEATA E PONTO PARALELO


Prezados servidores,
Divulgamos neste a atividade de greve de amanhã, quarta-feira, 17/08, que será às 14:00: haverá uma passeata de greve pelo Campus, que sairá da frente do Prédio Pedagógico Principal (Ensino Médio), percorrerá praticamente todo o Campus, finalizando em frente ao Ponto de Vendas, onde faremos o encerramento. Como discorrido na reunião de hoje (terça, 16/08), não estamos gozando férias e, portanto, haverá atividades que justifiquem nossa atividade grevista, cujo cronograma será divulgado oportunamente, como palestras, reuniões e outras atividades que motivem a discussão de planos de carreira, pautas de greves nacionais etc.
Convidamos, especialmente, o DCE, DTE e DA´s, para que, juntamente com os alunos que representam, participem da passeata conosco, se assim desejarem, sem prejudicar as suas atividades acadêmicas.
Sobre o ponto paralelo de hoje, prometemos que seriam assinados na primeira sala à esquerda do Prédio Pedagógico a partir do estacionamento (em frente à ouvidoria) e na sala ao lado do Posto de Vendas. Mas, como haveria a reunião no Salão Nobre, acabamos levando a lista para o mesmo e alguns servidores deixaram de assiná-la por este motivo, não encontrando ninguém nas salas naqueles momentos. Pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos que, quem não assinou hoje por este motivo, nos procure. A partir de amanhã (quarta, 17/08), haverá pessoas para recepcionar os servidores para assinatura do ponto a partir das 08:00 e seguindo o horário do Campus nos turnos matutino e vespertino. Havendo alguma alteração, comunicaremos.
Sobre os servidores que entraram ou entrarão em greve, mas se encaixarão em algum serviço essencial ou inadiável em seus setores, informamos que esses serviços fazem parte do estado de greve em que o servidor se encaixa, pois foi acordado com a Direção em ata de reunião. Portanto, podem assinar o ponto paralelo sem problemas nesse sentido, pois a parte que lhes cabe no setor é simplesmente o serviço essencial ou inadiável. Em momento oportuno, o Comando de Greve negociará com os servidores e chefes/responsáveis pelos setores um cronograma que atenda a tais serviços, sem prejudicar a participação do servidor nas atividades diárias.
Saudações do Comando de Greve.

REUNIÃO SOBRE O MOVIMENTO DE GREVE


Prezados servidores, o Comando de Greve Local convida a todos para participarem de uma reunião, no Salão Nobre do IFMG-Bambuí, hoje, 16/08/2011, apartir das 14:00 para esclarecimentos sobre o movimento de greve e melhor conhecimento da pauta de reivindicações.
Neste momento precisamos da participação de todos os servidores, pois,
a luta só é válida se for coletiva.

A GREVE É INEVITÁVEL, É O INSTRUMENTO
MAIS EFICAZ QUE AINDA NOS RESTA.

DEFLAGRAÇÃO DA GREVE

Ao final da reunião sobre o movimento de GREVE foi solicitado a todos os presentes, que concordavam com o início da greve, que ficassem em pé. A adesão foi total ao movimento.

REUNIÃO PARA A DEFLAGRAÇÃO DA GREVE


Durante a reunião para decisão sobre deflagração da GREVE no campus Bambui do IFMG contamos com a participação da SINASEFE Ouro Preto.