sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CRIADO O GRUPO DE TRABALHO DOCENTE NO CAMPUS BAMBUÍ

Nesta última quinta-feira, 29 de setembro de 2011, foi criado o Grupo de Trabalho Docente (GT Docente) do SINASEFE - Seção Sindical de Bambuí, para discutir questões pertinentes ao exercício da atividade docente e outros pontos importantes. Foi com muita honra e satisfação que criamos um instrumento que será muito útil a todos os servidores em suas reivindicações.

Foram sugeridos como itens de pauta de discussão no âmbito do GT Docente: criação e fortalecimento de instrumentos democráticos dos servidores docentes, como a CPPD; reestruturação da carreira; direitos dos servidores; insalubridade e periculosidade; critérios para remoção e redistribuição; critérios de afastamento para qualificação; critérios para participação em congressos e similares; clima organizacional e política de permanência dos docentes no Campus; questões relativas a horários e outros pontos.

Lembramos que estas discussões ocorrem normalmente em outros campi e em outras instituições do ensino federal. A intenção é, uma vez criado o fórum de discussões, estabeleça-se um canal de diálogo entre os servidores e a Direção do Campus, para que o GT Docente e os seus desdobramentos possam assessorar a Instituição e, ao mesmo tempo, sejam instrumentos legítimos de reivindicação dos direitos dos servidores. A criação de tais espaços é um dos fatores que ajudam a gerar um ambiente saudável em um País democrático como o nosso.

Convidamos a todos os docentes a participarem das reuniões do GT Docente, que está acontecendo, por enquanto, em todas as quintas-feiras, 13:00, no Salão Nobre ou em sala de aula disponível no Prédio Pedagógico Principal. Sejam todos bem-vindos.

Em breve, faremos nova Assembleia, apresentando os trabalhos parciais do GT Docente.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

NOVAS ESTATÍSTICAS DE VISUALIZAÇÃO DO BLOG SINASEFE BAMBUÍ

Abaixo, seguem algumas estatísticas de visualização, a título de curiosidade dos nossos visitantes.

TOTAL
Foram 3.286 visualizações em agosto e setembro.
NACIONALIDADE
Brasil 3.169 visualizações, Alemanha 65, EUA 37, Rússia 8, França 6, Reino Unido 1.
POR POSTAGEM (PRINCIPAIS)
Crônicas - 294 visualizações específicas por link, além da visualização do blog no todo.
ERRO NA NOTÍCIA DO SITE DO IFMG (REITORIA) - 92
DECISÃO DA ASSEMBLEIA LOCAL DE 09/09, A SER LEVADA... - 78
CRONOLOGIA DO MOVIMENTO GREVISTA NO IFMG BAMBUÍ - 44
SOBRE OS DIAS PARADOS - 44
REPORTAGEM DA TV INTEGRAÇÃO - 22
CRÔNICAS - 20
COMUNICADO AOS SERVIDORES DO IFMG – CAMPUS BAMBUÍ - 16
RELEASING GREVE SINASEFE – IFMG – CAMPUS BAMBUÍ (p... - 14
TRECHO DO BOLETIM 12 DO SINASEFE NACIONAL - 12

TRECHO DO BOLETIM DE GREVE Nº 19


Trecho do Boletim do Comando Nacional de Greve nº 19:

"Segundo o MEC, “não há orientação de corte de ponto ou suspensão de pagamentos aos servidores”. Esperamos que esta postura seja mantida em virtude do direito constitucional de greve e do nosso compromisso de reposição dos dias parados".

O Sinasefe Bambuí faz deste trecho também as suas palavras.

Saudações.

ACORDO FINAL DE GREVE

Prezados servidores,
Em 26/09/2011, às 09:00, membros do antigo Comando de Greve se reuniram com a Direção (Direção Geral, RH e DE) para selar o que pode ser chamado de "Acordo Final de Greve".
Além dos votos de boas relações entre Direção e servidores daqui para diante e da necessidade da designação de interlocutores de ambas as partes (Sindicato e Direção) para questões pontuais, foi discutida a reposição das atividades por parte dos servidores grevistas.
Quanto às atividades inerentemente ligadas ao ensino, como docência, secretaria, biblioteca e outras, será proposto, oficialmente, um calendário de reposição. Neste caso, os servidores exercerão suas atividades através de ordem de serviço da Direção Geral no período estipulado no calendário letivo extra, podendo reprogramar suas férias na CGRH.
Os demais casos, que não necessariamente seguirão o calendário de reposição, serão objeto de comunicado da chefia imediata para negociação das reposições, caso a caso. Havendo necessidade, membros do Sindicato e da Direção mediarão a questão. Haverá reuniões para formalizar a reposição. Se for o caso, uma vez que a reposição se dê no período das férias, os servidores poderão reprogramá-las na CGRH.
Saudações.

domingo, 25 de setembro de 2011

ASSEMBLEIA NACIONAL DECIDE PELA CONTINUIDADE DA GREVE

A 104ª Plena, a Plenária da Assembleia Nacional do Sinasefe, decidiu pela continuidade da greve. Mesmo com a greve suspensa em Bambuí, apoiamos a iniciativa dos colegas servidores de outros campi.

Lembramos que a Assembleia Local do Campus Bambuí decidiu pela SUSPENSÃO DA GREVE, com indicativo para março de 2012 e retorno das aulas para 26/09.

O CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) realizou audiências de negociação com o MEC e com o MPOG, para intermediar e tentar obter a normalização das atividades em todos os campi. Servidores de todo o País continuam mobilizados.

Saudações do Comando de Greve.


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

AOS COMPANHEIROS DE LUTA DE TODO O BRASIL (SINASEFE LOCAIS E NACIONAL)

Amigos de todo o Brasil que lutaram conosco (e ainda lutam) por uma educação pública de qualidade,

Diante da suspensão da greve no Campus Bambuí, obrigado a TODOS pela compreensão. Foi um desejo quase unânime da comunidade. Mas Bambuí fez o seu papel com dignidade e democracia. Além de tudo, demos o exemplo para todo o País de como um movimento grevista também pode ser cultural e politicamente conscientizador. Em futuros movimentos grevistas, poderemos estar juntos novamente.

Saudações do Comando de Greve do Campus Bambuí.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

RETORNO ÀS AULAS NA SEGUNDA-FEIRA 26/09/2011

A Diretoria de Ensino informou, por e-mail, aos servidores, que, em virtude da suspensão da greve hoje, 22/09/2011, as aulas retornarão na segunda-feira, 26/09/2011. O calendário de reposição será divulgado em breve.

Saudações do Comando de Greve.

RESULTADO DA ASSEMBLEIA DE 22/09

Prezados servidores e alunos,

Comunicamos que a Assembleia de servidores decidiu pelo RETORNO ÀS ATIVIDADES COM INDICATIVO DE GREVE PARA MARÇO DE 2012, dependendo das negociações a nível nacional. Os servidores continuarão mobilizados e, inclusive, serão criados grupos de trabalho em Bambuí para discussão de temas que envolvem os docentes e os técnicos-administrativos, a nível nacional, institucional ou local.

Ressaltamos que o indicativo de greve não necessariamente significa a greve em março de 2012. O retorno à greve poderá acontecer caso nova Assembleia Local isto delibere, conforme evidências de retrocesso nos grupos de trabalho a nível nacional.

O dia exato do retorno às aulas será estabelecido por um comunicado da Diretoria de Ensino no site do IFMG.

Saudações do Comando de Greve.

RESPOSTA DO MEC 21/09

Prezados Servidores,

Em 21/09, o MEC entregou a resposta à contraproposta do SINASEFE de 15/09. A proposta foi muito parecida com a anterior, com poucos avanços em relação a itens secundários.

Hoje, 22/09, a proposta será analisada e discutida em Assembleia no Salão Nobre, às 14:00.

Saudações do Comando de Greve.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ASSEMBLEIAS 19/09 (RESULTADO) E 22/09 (PAUTA)

Prezados servidores,

Na Assembleia de hoje, 19/09, ficou decidido que, na próxima quinta-feira, após a resposta do MEC à contraproposta do SINASEFE, é que serão deliberados os rumos da greve no Campus.

Foi proposta pelo Prof. Érik Dominik e aprovada pelos presentes uma MOÇÃO DE APLAUSO à secretária do SINASEFE Leíse, por sua dedicação e afinco ao movimento grevista.  

Aproveitamos para convidar a todos para a ASSEMBLEIA de quinta-feira, 22/09, às 14:00, no Salão Nobre, para a deliberação sobre a greve.

Saudações do Comando de Greve.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ENTREVISTA NA RÁDIO CIDADE DE BAMBUÍ

Nesta sexta-feira, 16/09/2011, os Prof. Charles Diniz e Érik Dominik estiveram na Rádio Cidade, respondendo perguntas sobre a greve. Além de esclarecerem os motivos do movimento e a pauta nacional de reivindicações, falaram da urgência do atendimento às questões de valorização do servidor, de modo que a educação pública como um todo não se comprometa em pouco tempo. Foi falado sobre a prioridade de investimentos do Governo Federal em infraestrutura, esquecendo-se do custeio e da folha de pagamento e de poucos recursos para a educação básica, comprometendo as notas do ENEM.

Foi esclarecido que os alunos, em Assembleia, apoiaram a greve no início do movimento, mas que, claro, todos desejam o retorno às aulas, mas muitos compreendem as razões que levaram os servidores à greve.

Os servidores foram indagados se o motivo da greve era político. A resposta, em outras palavras, se deu da seguinte forma: "a greve é política sim, mas nacionalmente política, contra a falta de investimentos para a Educação. Embora, dentro de todos os 220 campi, haja questões locais como órgãos representativos, entre outras, o objetivo da greve é nacional. Tanto é que, antes da Assembleia Nacional, Bambuí votou a favor da suspensão da greve, mas, depois, foi solidária aos companheiros de todo o Brasil que votaram pela continuidade".

Por fim, os servidores agradeceram a compreensão da comunidade e dos alunos e o apoio informal de alguns membros da Direção do Campus.

CONTRAPROPOSTA ENVIADA AO MEC

Foi enviada, pelo Comando de Greve Nacional, uma contraproposta ao MEC em audiência com o Ministro Fernando Haddad, para ser apreciada. Nova resposta do Ministério virá na próxima quarta-feira. Segundo o CNG, é prematuro dizer quando haverá saída de greve, o que vai depender, em muito, da resposta do MEC.

Entre outras coisas, a contraproposta prevê: 1) manutenção da solicitação de reajuste de 14,67% estendidos a docentes e TAE, em resposta aos 4% apenas aos docentes; 2) Até final de setembro, nota técnica do MEC sobre progressão de capacitação dos TAE; 3) Ajuste da progressão dos docentes por titulação a partir de 2008 (DI e DII para DIII, conforme o caso); 4) Maior democratização nos IF's, como disposto na proposta anterior; 5) Manutenção de concursos públicos para cargos vagos e previstos; 6) 30 horas semanais para os TAE; 6) Mesa de negociações com MPOG para reajustes de docentes e TAE; 7) Suspensão da greve, mediante aceite do Termo de Acordo pelo MEC.

Aguardamos a resposta do MEC para que a base local se pronuncie, no momento oportuno.

Saudações do Comando de Greve.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

VISUALIZAÇÃO DO BLOG DO SINASEFE BAMBUÍ

Quando fomos verificar as estatísticas de visualização do nosso blog nas últimas semanas, tivemos boas surpresas.

Por país: 2.516 do Brasil, 53 da Alemanha, 27 dos EUA, 3 da França e 1 do Reino Unido.

Principais, por postagem: Crônicas (224), ERRO NA NOTÍCIA DO SITE DO IFMG (REITORIA) (74), DECISÃO DA ASSEMBLEIA LOCAL DE 09/09, A SER LEVADA... (71), SOBRE OS DIAS PARADOS (40), CRONOLOGIA DO MOVIMENTO GREVISTA NO IFMG BAMBUÍ (33), REPORTAGEM DA TV INTEGRAÇÃO (23)...

Continuem acessando nosso blog!!! É um prazer tê-los conosco todos os dias!!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RESULTADO DA ASSEMBLEIA LOCAL DE 14/09

A Assembleia dos servidores do Sinasefe Bambuí desta quarta-feira, 14/09, optou por seguir a orientação nacional, ou seja, pela MANUTENÇÃO DA GREVE e pela RADICALIZAÇÃO DO MOVIMENTO junto ao governo. Por radicalização, não se entende necessariamente que a greve se dará infinitamente. Entende-se por este termo que as ações do movimento grevista se darão de forma mais incisiva, dentro dos parâmetros legais de manifestação. Será enviada uma contraproposta para o governo, pelo Sinasefe Nacional, e, conforme novos posicionamentos do MEC, novas avaliações serão feitas, nos âmbitos nacional e local. Como a greve é um movimento dinâmico, ela pode durar muito ou pouco, dependendo da conjuntura que se apresente.
Esperamos, de antemão, a compreensão dos alunos, pois lutamos não só por garantia de manutenção dos níveis salariais para os próximos dez anos, mas também por uma educação pública de qualidade, que afeta toda uma comunidade no País inteiro, envolvida no tema educação. Quando lutamos por mais concursos públicos, lutamos por vagas para vocês e para a comunidade, pois já somos concursados. Quando queremos 10% do PIB aplicados na educação, queremos mais qualidade e instrumentos didáticos para melhorar as nossas aulas. Portanto, a pauta de reivindicações é dos servidores, sim, mas também, indiretamente dos alunos.
Lembramos que, em todas as partes do País, os alunos lutaram junto com os servidores de seus campi e participaram também do movimento grevista. Aproveitamos para convidá-los a participar conosco desta renovação da luta. Que o governo se sensibilize o mais rápido possível.
Esperamos a compreensão de todos os servidores e convidamos a todos para participarem de nossas manifestações e de nossas Assembleias. É preciso que ouçamos a opinião de todos. Quer queiramos ou não, todos somos responsáveis pelas perdas e ganhos do nosso movimento grevista e pela educação de qualidade em nosso País. Somos uma CATEGORIA (ou duas categorias juntas, em nosso caso), que, por princípio, deveria ser UNIDA.
Lembramos que, em todas as partes do País, os servidores têm aderido com grande representação em seus campi e há instituições em que, por acordo conjunto, 100% dos professores e técnicos-administrativos aderiram, inclusive membros da Direção desses campi informalmente, como soubemos na Assembleia Nacional.
Convidamos a todos, servidores e alunos, a levantar esta bandeira junto conosco e a participar da renovação desta luta. Que o governo se sensibilize o mais rápido possível e que a situação possa se normalizar em breve, mas com ganhos para as categorias e para a educação como um todo. É o que desejamos!
Saudações do Comando de Greve.

RESULTADO DA ASSEMBLEIA NACIONAL (103ª PLENA)

Segundo o SINASEFE Nacional, a deliberação da Assembleia Nacional, com os posicionamentos das Assembleias Locais, é de continuidade da greve com contraproposta ao governo.

Isto significa que a proposta do cenário 2, de suspensão da greve e reavaliação em março de 2012 não está mais cogitado, no momento, no âmbito nacional.

O que também não quer dizer que a Assembleia de Bambuí não possa decidir o contrário, embora sempre se tenha uma tendência de seguir a orientação nacional.

A Assembleia de hoje, às 14:00, resolverá o impasse.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ASSEMBLEIAS DE 13/09 E 14/09 DEFINIRÃO CONTINUIDADE DA GREVE

Prezados servidores e alunos,

Dois servidores do Campus Bambuí levaram à Assembleia Nacional o posicionamento de Bambuí pela suspensão da greve com retorno ao indicativo de greve, sujeita a reavaliação em março de 2012.

Hoje, 13/09, a Assembleia Nacional decidirá pela maioria das bases (Assembleias Locais).
Amanhã, 14/09, a Assembleia Local de Bambuí, embora tenda pela decisão da Assembleia Nacional, poderá ratificar OU NÃO a decisão nacional.

Portanto, a Assembleia de amanhã, 14/09, em Bambuí, decide.

Saudações do Comando de Greve.

domingo, 11 de setembro de 2011

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DECISÃO DA ASSEMBLEIA LOCAL DE 09/09, A SER LEVADA PARA A ASSEMBLEIA NACIONAL DE 13/09

Na Assembleia desta sexta-feira, 09/09/2011, os servidores deviam optar por dois cenários, cujo posicionamento local deveria ser levado para a Assembleia Nacional do dia 13/09. Os 2 cenários propostos foram os seguintes:
1) Continuar a greve e radicalizar o movimento, procurando obter maiores conquistas junto ao governo.
2) Suspender temporariamente a greve e reavaliar o movimento em março de 2012, diante das propostas do MEC de estabelecer grupos de trabalho para atender às reivindicações dos servidores.
Seguindo tendência do Comando Nacional de Greve, os servidores de Bambuí se posicionaram pelo cenário 2, o que será levado à Assembleia Nacional. Diante do definido pela Assembleia Nacional no dia 13/09, os servidores apreciarão a decisão em nova Assembleia no dia 14/09 (quarta-feira) às 14:00.

Caso o resultado final seja pela suspensão da greve, as aulas tendem a retornar somente na semana seguinte. Informaremos a esse respeito mais adiante. Caso o cenário 2 seja o vencedor, há um retorno ao indicativo de greve, com os Comandos de Greve Nacional e Local mantido e a proposição de grupos de trabalho nacional e locais.

Foram eleitos 2 delegados de Bambuí para a Assembleia Nacional: o Prof. Mário e o técnico-administrativo Roberth, que levarão os encaminhamentos de Bambuí. Segunda-feira, dia 12/09, haverá uma reunião com o Comando de Greve para detalhar encaminhamentos a serem levados para Brasília.

Aguardemos novas notícias!!!

Saudações do Comando de Greve.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PARECER TÉCNICO DO ASSESSOR JURÍDICO DO SINASEFE BAMBUÍ ACERCA DAS TENTATIVAS DE INTIMIDAÇÃO NO CAMPUS BAMBUÍ

Como havíamos declarado, o assessor jurídico do Sinasefe Bambuí, Dr. Bruno Lombardi, entregou um parecer técnico acerca das tentativas de intimidação aos servidores, incluindo ameaças de cortes de pontos, em e-mails que sugeriam este tipo de prática.

Como ele deixou bem claro, em outras palavras, a CGRH não tem o poder de cortar o ponto de ninguém sem estar respaldada por um documento judicial com declaração da greve sendo considerada ilegal e com a anuência do IFMG. Mesmo assim, os dias parados até o momento não poderão ser cortados, apenas os dias posteriores à greve ser julgada ilegal, o que ainda não aconteceu. Segundo o Dr. Bruno Lomardi, as chances de corte ponto, neste caso, são remotíssimas. Segundo ele, se houver cortes sem o devido respaldo, tais ações podem ser encaradas como assédio moral e há até possibilidades de exoneração do cargo. Lembramos que o CONIF (Conselho de dirigentes dos IF's) já se mostrou, junto ao Comando de Greve Nacional, contrário ao corte de ponto.

Com suas palavras, "portanto, NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE SE PROCEDER O DESCONTOS DOS DIAS PARALISADOS EM VIRTUDE DE GREVE ANTES QUE A GREVE SEJA DECLARADA ILEGAL PELO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA."

O parecer técnico, com nome de Nota Técnica 03/2011, será encaminhado a todos os servidores.

ASSEMBLEIAS DOS SERVIDORES 09/09 e 14/09

Prezados servidores,
Convidamos a todos para a ASSEMBLEIA do Sinasefe Bambuí, que ocorrerá amanhã (sexta-feira, 09/09, às 09:00) no Salão Nobre do Campus Bambuí.
Segue a pauta:
INFORMES
* Apresentação do Parecer Técnico do consultor jurídico do Sinasefe Bambuí acerca de ameaças intimidadoras no Campus Bambuí e outros informes a respeito.
* Posicionamento do MEC quanto à pauta de reivindicações do Sinasefe Nacional e análise dos resultados deste posicionamento.
* Apresentação do Boletim de Greve nº 16 do Sinasefe Nacional e dos cenários vislumbrados acerca dos rumos da greve em âmbito nacional.
* Outros informes.
ENCAMINHAMENTOS
* Votação do posicionamento (opinião, indicativo) do Campus Bambuí com respeito aos cenários apresentados, para que seja levado à Assembleia Nacional no dia 13/09, para que, então, se decida os rumos da greve a nível nacional.
* Escolha do(s) delegado(s) ou representante(s) do Campus Bambuí na Assembleia Nacional.
Em seguida à Assembleia Nacional do dia 13/09, faremos nova Assembleia dos Servidores de Bambuí no dia 14/09 (quarta-feira) às 14:00, no Salão Nobre do Campus Bambuí, para apreciação dos encaminhamentos da Assembleia Nacional. Como o movimento é nacional, tomaremos por base a decisão da Assembleia Nacional e tomaremos as devidas providências para informar sobre as decisões.
Saudações do Comando de Greve.

POSICIONAMENTO DO MEC QUANTO A ALGUNS ITENS DE REIVINDICAÇÃO DO SINASEFE NACIONAL

Prezados servidores,

A proposta do MEC, até o momento, como era de se esperar, não foi boa. Há rumores no Congresso de que somente haverá possibilidade de ajustes salariais para os técnicos-administrativos em 2013 e que, para os docentes, o limite é o que foi acordado com a ANDES e a PROIFES, ou seja, 4%, estendido para os docentes do EBTT. Sobre os 10% do PIB e o projeto de lei do congelamento por 10 anos, nada foi dito.

Estão se desenhando 2 cenários. a nível nacional: 1) continuidade da greve; ou 2) retorno às atividades e, caso o governo não cumpra o que prometeu, greve novamente em março de 2012.

Segue o resumo do posicionamento do governo acerca de alguns itens da pauta de reivindicações:

I- Reestruturação da Carreira do Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme Lei nº 11.784/2008.
A primeira etapa do processo de que trata o Item I compreenderá as medidas estabelecidas no Termo de Acordo nº 4/2011, firmado entre o MPOG, MEC/SESU, ANDES e PROIFES.
i) Aplicação a partir de 22 de setembro de 2008 do interstício de 18 meses para progressão, conforme previsto no § 1º do art. 120 da Lei nº 11.784/2008;

II- Reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, conforme Lei nº 11.091/2005.
 O processo de que trata o Item II se dará através de composição de Grupo de Trabalho com representações do MEC, FASUBRA e SINASEFE, de modo que a sua conclusão se opere até o dia 31/03/2012.

III- Inclusão dos Técnicos dos IFES Militares na carreira do PCCTAE e enquadramento de docentes dos IFES Militares ainda não contemplados.
O processo de que trata o Item III compreenderá a constituição de Grupo de Trabalho composto pelas representações do MEC, SINASEFE e Ministério da Defesa para discutir e elaborar a proposta de inclusão dos Técnico-Administrativos das IFES Militares no PCCTAE e enquadramento de docentes das IFES Militares ainda não contemplados.

IV- Gestão das Instituições Federais de Educação Básica, Técnica e Tecnológica.
V- Admissão automática de títulos de Pós Graduação do MERCOSUL.
VI- Adequação da Orientação Normativa MPOG nº 04/2011, relativa à concessão de Indenização de Transporte, nos termos do Decreto nº 3.184/1999.
A primeira etapa de ajustes de que tratam os itens IV, V e VI compreenderá a constituição de Grupo de Trabalho composto pelo MEC, CONIF e SINASEFE para discutir e construir alternativas viáveis para essas questões até 31/12/2011. O GT deverá, no item IV, deverá discutir: GT deverá encaminhar proposta de discussão junto a CAPES, visando admissão automática de títulos no âmbito do MERCOSUL (item V). GT deverá formular exposição de motivos, a ser encaminhada pelo MEC ao MPOG, visando adequar as orientações normativas referentes à concessão de indenização de Transporte, as especificidades do processo de expansão e interiorização da RFEPCT (item VI).

VII- Concursos Públicos para Cargos Efetivos de Docentes EBTT e TAE.
A etapa de ajustes de que trata o item VII compreenderá a ampla divulgação pelo MEC e encaminhamento oficial ao SINASEFE do cronograma de provimento de cargos e funções, após publicação da lei originária do PL nº 2134.

VIII- Uniformizar a jornada de Trabalho dos Servidores da RFEPCT em 30 horas semanais, conforme Decreto nº 1.590/1995 atualizado pelo Decreto nº 4.836/2003.
Considerando os temas relativos ao Item VIII, o MEC encaminhará após encerramento da greve, orientação para adoção da jornada de trabalho de 30 horas, em conformidade com a legislação vigente.

IX- GT Terceirizações.
Item IX, o MEC constituirá GT composto pelas“terceirizações”.
Considerando os temas relativos ao
representações: MEC, ANDIFES, FASUBRA, CONIF e SINASEFE para tratar o tema

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MOÇÃO DE APOIO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS AO SINASEFE NACIONAL

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, entendendo a necessidade de valorização do profissional da educação e da volta das atividades regulares, aprovou, em 31/08, uma Moção de Apoio ao movimento e intercedeu junto ao MPOG para que recebesse a direção do Sinasefe e da Fasubra.



terça-feira, 6 de setembro de 2011

SOBRE OS DIAS PARADOS

Alguns servidores receberam e-mails sugestivos de corte de ponto dos grevistas.

Em reunião com o assessor jurídico do Sinasefe Bambuí, em princípio foi observado que as jurisprudências constantes no e-mail recebido por alguns servidores são antigas e não se referem ao IFMG. Portanto, como esclarecido, há de se observar o devido processo legal para que uma greve seja declarada ilegal, o que não ocorreu até o presente momento em nosso caso específico. É importante relembrar que, para que sejam descontados os dias parados, primeiro há de ser declarada ilegal a greve e, somente a partir desta declaração judicial, os dias seguintes poderão ser descontados. Inclusive, os dias parados até a referida declaração não poderão ser descontados.

Um parecer mais consistente e esclarecedor será disponibilizado nesta quinta-feira pelo Sinasefe.

Segundo o Comando Nacional de Greve, o CONIF (O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) já se posicionou contrário ao corte de ponto. O Comando Nacional reafirmou o que disse o assessor jurídico sobre o corte de pontos. A Instituição somente pode cortar o ponto com documento respaldado por decisão judicial e, caso haja ameaça de corte ou corte real, podem ser tomadas medidas judiciais cabíveis.

O Comando de Greve Nacional terá menção sobre as ameaças diretas ou indiretas relativas a este assunto, podendo assumir caráter de assédio moral.

Informamos que parte da Cartilha de Assédio Moral está disponível neste blog (http://sinasefebambui.blogspot.com/2011/09/dicas-do-sinasefe-natal-rn-sobre.html) e, na íntegra, no site do Sinasefe Nacional (http://www.sinasefe.org.br/).

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

VISITA DO MOVIMENTO GREVISTA À CÂMARA DOS VEREADORES

Representantes do movimento grevista do IFMG Campus Bambuí, nesta segunda-feira, 05/09/2011, estiveram na Câmara dos Vereadores de Bambuí, solicitando o apoio dos membros da Casa à causa grevista e explicando os motivos da greve. O Prof. Érik Dominik, em nome dos grevistas, explicou que a diminuição do percentual dos gastos com a educação prevista para o orçamento de 2012 afetará, em breve, a destinação de recursos para todas as instâncias (federal, estadual e municipal), direta ou indiretamente, o que gerará efeitos multiplicadores negativos sobre a economia do Município.

O movimento grevista também se mostrou aberto ao diálogo acerca da utilização de servidores em projetos de extensão oriundos de parcerias entre o IFMG e o Poder Público Municipal. Por fim, os servidores solicitaram aos vereadores que utilizassem os seus contatos políticos para auxiliar na intercessão, junto ao Governo Federal, por sua causa. O representante do movimento ainda respondeu a questões feitas pelo Ver. Valdeci da Rocha acerca da greve.

A Câmara Municipal mostrou-se solidária ao movimento grevista.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MOÇÕES DE REPÚDIO E DE APLAUSO

Na Assembleia de hoje (02/09), foram aprovadas duas moções, uma de repúdio e outra de aplauso.

Foi aprovada uma Moção de Repúdio à Direção por atos discriminatórios contra os servidores grevistas, proposta pelo Prof. Hudson Poceschi e aprovada por unanimidade. Os servidores repudiam:
a) A resposta negativa à solicitação de transporte para uma docente para fins de pesquisa, por estar em greve, envolvendo também alunos orientados por ela. Ocorre que, no "Acordo Inicial de Greve", foi acertado que os projetos de pesquisa não seriam prejudicados, sendo considerados serviços inadiáveis.
b) A impossibilidade de um técnico-administrativo da GTI de realizar importante curso para o seu setor, simplesmente por estar em greve, mesmo mostrando-se disposto a assinar o cartão amarelo nos dias do curso. Ressaltamos que o que caracteriza a greve de um servidor é a ausência das suas atividades em determinado dia e que o estado individual de greve é dinâmico, sendo ato discriminatório estabelecer um rótulo permanente para o servidor.

Foi aprovada também uma Moção de Aplauso aos servidores da biblioteca, proposta pela TAE Maria Aparecida de Oliveira (Cida) e aprovada por unanimidade. Os servidores reconhecem o empenho da maioria dos servidores da biblioteca no movimento grevista.

Também foi digno de nota a aprovação, por outros movimentos sindicais, do nosso movimento grevista de Bambuí, que está se tornando referência de programação cultural e de conscientização política.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO MOVIMENTO GREVISTA

Em destaque, a Assembleia de servidores do dia 09/09. É muito importante a presença de todos, pois avaliaremos a proposta do governo prometida para o dia 06/09, para que repassemos a nossa avaliação local para a plenária do Sinasefe Nacional, que ocorrerá no dia 13/09.
  
DIA
HORÁRIO
LOCAL
ATIVIDADE
SEGUNDA
05/09
19:00
CÂMARA DOS VEREADORES DE BAMBUÍ
Vamos VISITAR A CÂMARA DOS VEREADORES DE BAMBUÍ, expondo dos motivos do movimento grevista e solicitando apoio. Mais detalhes, procure um dos membros do Comando de Greve na segunda-feira.
TERÇA 06/09
14:00
SALÃO NOBRE
EXPOSIÇÃO DE FILME TEMÁTICO
QUARTA 07/09
FERIADO
FERIADO
Se houver possibilidade de viagem a Ouro Preto para manifestações na ocasião da entrega da Medalha da Inconfidência, avisaremos.
QUINTA 08/09
14:00
SALÃO NOBRE
Reunião com o Comando de Greve.
SEXTA 09/09
09:00
SALÃO NOBRE
ASSEMBLEIA de servidores, com pauta a ser definida. É muito importante a presença de todos, pois avaliaremos a proposta do governo do dia 06/09, caso cumpra a promessa, para que repassemos a nossa avaliação para a plenária do Sinasefe Nacional, que ocorrerá no dia 13/09.

DICAS DO SINASEFE NATAL-RN SOBRE ASSÉDIO MORAL

Baseadas na cartilha "Assédio moral: a microviolência do cotidiano", do Sinasefe Natal.

Pode-se dizer que o assédio moral é toda e qualquer conduta - que pode se dar através de palavras ou mesmo de gestos ou atitudes - que traz dano à personalidade, dignidade ou integridade física ou psíquica do trabalhador, põe em risco seu emprego ou degrada o ambiente de trabalho.

São diversas as formas de manifestação do assédio moral, sendo as mais correntes:
* Recusa na comunicação direta entre o assediador e o assediado, quando aquele aceita se comunicar com este apenas por e-mail ou bilhetes.
* Segregação física do trabalhador no ambiente de trabalho, ou seja, casos em que o mesmo é colocado em local isolado, com dificuldade de se comunicar com os demais colegas.
* Impedimento do trabalhador se expressar, sem explicar os motivos.
* Despromoção injustificada (ou, no serviço público, a retirada de funções gratificadas ou cargos em comissão).
* Imposição de condições e regras de trabalho personalizadas, ao trabalhador, caso em que são exigidas, de determinada pessoa, tarefas diferentes das que são cobradas das demais, mais trabalhosas ou mesmo inúteis.
* Delegação de tarefas impossíveis de serem cumpridas ou que normalmente são desprezadas pelos outros.
* Determinação de um prazo desnecessariamente exíguo para finalização de um trabalho.
* Não repasse de trabalho, deixando o trabalhador ocioso, sem quaisquer tarefas a cumprir, o que provoca uma sensação de inutilidade e incompetência e o coloca em uma situação humilhante frente aos demais colegas de trabalho.
* Fragilização, ridicularização, inferiorização, humilhação pública do trabalhador, podendo os comentários invadirem, inclusive, o espaço profissional.
* Manipulação de informações de forma a não serem repassadas com a antecedência necessária so trabalhador.
* Troca de horários ou turnos do trabalhador sem avisá-lo.
* Estabelecimento de vigilância especificamente sobre o trabalhador considerado.
* Contagem do tempo ou a limitação do número de vezes e do tempo em que o trabalhador permanece no banheiro.
* Comentários de mau gosto quando o trabalhador falta ao serviço para ir ao médico.
* Proibição de tomar cafezinho ou redução do horário das refeições.
* Advertência em razão de atestados médicos ou de reclamação de direitos.
* Divulgação de boatos sobre a moral do trabalhador (com os homens, em grande parte das vezes o assédio se manifesta através de piadas ou comentários sobre sua virilidade).
* Imposição de sobrecarga de trabalho ou impedimento da continuação do trabalho, deixando de prestar informações necessárias.
* Colocação de um trabalhador controlando o outro, fora do contexto da estrutura hierárquica da empresa, espalhando assim a desconfiança e buscando evitar a solidariedade entre colegas.
* Ridicularização do doente e da sua doença e das suas idas ao médico.
* Estimulação da discriminação em relação aos adoecidos ou acidentados, colocando-os em locais diferentes dos demais trabalhadores.

Consequências do assédio moral:
* Depressão, angústia, estresse, crises de competência, crises de choro, mal-estar físico e mental.
* Cansaço exagerado, falta de interesse pelo trabalho, irritação constante.
* Insônia, alterações no sono, pesadelos.
* Diminuição da capacidade de concentração e memorização.
* Isolamento, tristeza, redução da capacidade de se relacionar com outras pessoas e fazer amizades.
* Sensação negativa em relação ao futuro.
* Mudança de personalidade, reproduzindo as condutas de violência moral.
* Aumento de peso ou emagrecimento exagerado, aumento da pressão arterial, problemas digestivos, tremores e palpitações.
* Redução da libido.
* Sentimento de culpa e pensamentos suicidas.
* Uso de álcool e drogas e tentativa de suicídio.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ASSEMBLEIA SINASEFE BAMBUI

Prezados servidores,

Convidamos a todos para a Assembleia do Sinasefe Bambuí, amanhã, 02/09, às 09:00, com a seguinte pauta:
- Informes gerais do Comando Nacional de Greve, da Plenária CNESF, conjuntura das manifestações por todo o País.
- Proposta para a ANDES.
- Encaminhamentos gerais.

Saudações do Comando de Greve.

Leia as crônicas de seus colegas! A cada dia, alimentamos com mais textos.
http://sinasefebambui.blogspot.com/p/cronicas.html

ATITUDE SÁBIA DE UMA ESTUDANTE CHILENA

Conhecida internacionalmente por sua beleza, a líder estudantil chilena Camila Vallejo reserva pouco tempo para as fotos e muito tempo para a divulgação das ideias de universidade gratuita no Chile e criação de um sistema educacional sólido. Tanto é que a Presidente Dilma a recebeu ontem no Palácio do Planalto.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/lider+estudantil+chilena+diz+que+ideias+valem+mais+que+sua+beleza/n1597187230131.html
http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2011/08/30/dilma-recebera-camila-vallejo-lider-estudantil-do-chile/

Que as ideias sempre se sobreponham aos interesses particulares!

TEATRO ADIADO E AGRADECIMENTO PELA MANIFESTAÇÃO

Infelizmente, por impossibilidade de presença de um dos atores principais, o teatro foi ADIADO com nova data ainda a ser definida. Pedimos desculpas ao público que criou expectativas. Em breve, remarcaremos.

Aproveitamos para agradecer a todos os servidores e alunos que participaram, ontem, da MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO, com o tema "A EDUCAÇÃO VAI ÀS RUAS". Agradecemos também à comunidade bambuiense pela recepção e audiência. Fizemos uma marcha pelo hipercentro da cidade, abraçamos o coreto simbolizando a luta pela educação de qualidade no País e membros do Comando de Greve fizeram discursos na praça expondos os motivos do movimento.

Saudações do Comando de Greve.