quinta-feira, 31 de maio de 2012

ASSEMBLEIA GERAL DOS SERVIDORES APROVA INDICATIVO DE GREVE PARA AGOSTO DE 2012

Prezados membros da comunidade escolar,
Em 31/05/2012, dia de casa cheia, a Assembleia Geral de servidores do Campus Bambuí aprovou o INDICATIVO DE GREVE para agosto de 2012, com 61,4% de votos favoráveis. Em 25/05, o Campus Formiga já havia aprovado o mesmo indicativo em sua assembleia, para início em 31/05.
Também foi aprovada a PARALISAÇÃO do dia 05/06 para possibilitar a participação dos servidores e estudantes na Grande Marcha em Brasília, com 53,8% de votos favoráveis.

O SINASEFE Bambuí enaltece a participação dos servidores e alunos no movimento. A DEMOCRACIA deve prevalecer sempre!

Saudações.

ASSEMBLEIA GERAL NO CAMPUS BAMBUÍ

Prezados servidores,

Hoje tem ASSEMBLEIA GERAL DE SERVIDORES no Campus Bambuí, para deliberarmos sobre a greve.
Local: Salão Nobre do IFMG - Campus Bambuí
Data: 31/05/2012
Horário: 15:30

Compareça! A sua presença ou a sua omissão podem definir os rumos do movimento em Bambuí !!!
Participe! O movimento sindical é coletivo! As lutas e as conquistas devem partir de todos !!!

Saudações.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ENTIDADES APOIAM GREVE DOS DOCENTES DAS FEDERAIS

Cresce o número de entidades que aprovam notas de apoio à paralisação.

* O Conselho Federal de Serviço Social considera a greve uma “ação legítima, justa e necessária, pois se hoje ainda contamos com universidades públicas, isso se deve às lutas históricas de docentes, técnico-administrativos e estudantes”.
* Estudantes de várias faculdades da Califórnia aprovaram na última semana, durante a 1ª Conferência Estadual Estudantil, uma mensagem de solidariedade à greve. “Gostaríamos de estender nossa total solidariedade aos professores do Brasil e dizer que eles não estão sozinhos nessa luta, pois os ataques à educação ocorrem em escala internacional”, afirmou a nota, que foi enviada para a CSP-Conlutas para ser entregue ao ANDES-SN.
* O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (Consepe) aprovou uma nota apoiando os professores em greve, a qual “demonstra a indignação que tomou conta da categoria depois de tantas tentativas de negociação com o governo sem resultados satisfatórios”.
* O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal do Acre também aprovou uma moção de apoio à greve geral dos docentes, em que a instância reconhecer a legitimidade e manifesta total e irrestrito apoio à paralisação. A nota do Consu reconhece o Comando Local de Greve e a Assembleia Geral dos Docentes como “as únicas instâncias em condições de avaliar e decidir sobre as atividades acadêmicas que devem ser executadas enquanto perdurar a greve da categoria”.

Mais:
* Conselhos Universitários da UFRS e Universidade Federal de Uberlândia
* Partido Comunista Brasileiro (PCB)
* Militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
* Professores municipais de Juiz de Fora.
* Sindicato dos Químicos de São José dos Campos.
* Docentes da Universidade de Campinas (estadual).
* Associação dos Geógrafos Brasileiros.
* Alunos do curso de pós-graduação em Serviço Social da UFRJ
* Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física (Exneef)

Extrato da matéria da ANDES -SN.

EX-DIRETOR DO DCE-UFRJ DECLARA APOIO À GREVE DAS IFES


Renato Cinco, sociólogo e ex-Diretor do DCE-UFRJ, declara apoio à greve dos professores federais

CARTA ABERTA DOS DOCENTES DO CEFET/RJ À SOCIEDADE

Dirigimo-nos à população do Estado do Rio de Janeiro, aos servidores técnico-administrativos e aos estudantes do CEFET-RJ, no intuito de esclarecer os motivos da GREVE POR TEMPO INDETERMINADO deliberada em assembleia pelos docentes do CEFET/RJ a partir do dia 31 de maio de 2012.

Desde 2010, os docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) vêm negociando com o Governo Federal em torno da reestruturação e valorização da carreira docente, de melhores condições de trabalho e contra o sucateamento da educação nacional. É importante lembrar que nosso último reajuste salarial foi acordado em 2007. Desde então, o país passou por um significativo crescimento econômico, tornando-se a sexta economia mundial; contraditoriamente não obtivemos nenhuma conquista para a categoria. Em 2011, fizemos um acordo com o governo que deveria ser cumprido em março de 2012, e não foi. Marcou-se uma reunião para 28 de maio que foi cancelada pelo governo sem qualquer justificativa, indicando que as negociações não avançaram.

Cabe esclarecer que a sanção da Medida Provisória 568/2012, pela Presidenta Dilma Rousseff, no último dia 14 de maio, que concede um reajuste de 4% e a incorporação das Gratificações de Estímulo ao Magistério Superior (GEMAS) e Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (GEDBT), ao vencimento básico, anunciada como aumento concedido à categoria, apenas cumpre parte do acordo fechado em 2011. Entendemos que essa medida só foi tomada porque nas últimas semanas os docentes das IFES pressionaram o governo intensificando as mobilizações e aprovando indicativos de GREVE. Uma vez que compreendemos ser o cumprimento do acordo de 2011 uma pré-condição para as negociações de 2012, e por reconhecermos a urgência do atendimento de nossos pontos de pauta, nós, docentes do CEFET/RJ, decidimos por ampla maioria em assembleia geral, no dia 29 de maio, ENTRAR EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, ficando marcada nova assembleia para 05 de junho às 12h 30min para avaliação do movimento e seus desdobramentos.

Atualmente, o movimento conta com a participação de 44 das 59 Universidades Federais brasileiras e 2 Centros Federais de Educação Tecnológica, tendo como pauta central as seguintes reivindicações: 1) Reestruturação da carreira docente. 2) Equiparação salarial com a carreira do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 3) Criação de um índice de reajuste anual. 4) Abertura de novos concursos.

Além desses pontos, fazem parte da pauta unificada dos Servidores Públicos Federais que já se encontram mobilizados e com indicativo de greve geral para o dia 15 de junho: a) reajuste emergencial de 22,08%; b) retirada das alterações nos auxílios de insalubridade e periculosidade como previstas na MP 568/2012; c) definição de data-base para 1º de maio; d) política salarial permanente com reposição inflacionária; e) paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; f) defesa de 10% do PIB para a educação.

Reforçamos que uma Educação de Qualidade passa pela valorização dos profissionais da Educação!

GREVE NA ESCOLA MILITAR FEDERAL RÊGO BARROS

Em assembleia realizada ontem, dia 28/05, os professores do Rêgo Barros decidiram paralisar atividades na próxima segunda-feira, dia 04/06. A manifestação integra e fortalece a mobilização nacional dos servidores públicos federais, que defende a inclusão dos docentes das IFE militares e dos ex-territórios na MP 568/2012, de forma a garantir a todos os docentes federais o reajuste dos 4% e a incorporação das gratificações ao vencimento básico e também chama atenção para o não-cumprimento do plano de carreira da categoria.

Segundo os trabalhadores, apesar de ser considerada referência no ensino público da região Norte, a escola necessita de mais investimentos em infraestrutura e, principalmente, de repasse de verbas via Governo Federal ou Comando da Aeronáutica. “Temos professores de música, artes, mas o colégio não oferece um espaço adequado para que as aulas sejam realizadas” afirma Marcos Vinícius, professor da instituição. “A escola se mantém essencialmente da mensalidade dos alunos. Por isso, não há dinheiro para a contratação de mais inspetores ou mesmo de funcionários que prezem pela segurança de alunos e docentes”, completa.

A paralisação no Rêgo Barros acontece no mesmo dia em que o SINASEFE/PA convoca os todos os funcionários do IFPA para a assembleia que vai discutir a retomada da greve, dia 13/06. A partir da decisão dos servidores e também das deliberações tomadas no Encontro dos Representantes das Escolas Militares, que acontece nos dias 16 e 17/06, os professores do Rêgo Barros resolvem se vão aderir ou não ao movimento nacional grevista.

Fonte: SINASEFE/PA

CARTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO ATUAL MINISTRO DA EDUCAÇÃO ALOIZIO MERCADANTE

Caro ilustríssimo sr. Ministro,

Ouvi sobre a sua ignorância dos motivos de nossa greve nacional, e me senti compelido a esclarecê-lo (vício da profissão de professor, eu suponho). Peço desculpas se o meu português é ruim ou se a sequência das ideias é falha, mas esse é o meu valor. Se eu fosse mais capaz, estaria em uma profissão que me valorizasse mais. Seria ascensorista no Senado, por exemplo (ah, que sonho!). Como diria um vendedor de carros que eu conheço, ”quem mandou estudar, agora aguente”.

Falo de boca cheia, o sr. diria. Argumentaria que recebo muito mais do que a grande maioria da população brasileira, e eu lhe responderia que são poucos os cargos federais que pagam menos do que o magistério, que existem cargos de nível médio no executivo federal que pagam melhor do que os professores doutores recebem. E que o professor é importante para o crescimento da nação (aprendi isso no debate da Dilma candidata - pareceu que ela realmente dá muito valor ao magistério. Votei nela).

Mas magistério é um sacerdócio, não é mesmo? É uma profissão feita de abnegação. O que mais explicaria um médico desistir de clinicar para receber o salário de professor federal? Bom, talvez se ele fosse um médico excepcionalmente ruim, daí o salário de professor federal compensasse. Então ele poderia ser um bom professor.

O grande motivo da nossa greve, sr. Ministro, é a busca por valorização profissional. Tenho vários colegas professores cujo sonho de vida, hoje, é passarem em concurso para o MCT, ou para o Judiciário, e eu, quem sou eu? Para mim, economicamente falando, me bastaria o emprego de ascensorista no Senado.

O sr. tem filhos, sr. Ministro? Netos, talvez? Almeja uma educação com qualidade para eles? O sr. sonha com uma sociedade educada? Culta? Sonha com o Brasil se destacando no mundo como o Japão fez depois da Segunda Guerra? Como a Coréia hoje?

O sr. sabe quais são as minhas condições de trabalho, sr. Ministro? Sabe que eu sequer tenho uma mesa para colocar a minha pasta quando eu entro para dar aulas? Sabe que eu, há dois anos, comprei um projetor para dar aulas? Que nós rasgamos as calças ao sentar nas carteiras, por causa dos pregos? Que o computador pessoal que eu uso para dar aulas também saiu do salário que deveria ir para a minha família? Sabe que na minha universidade não existe nenhuma calçada para as pessoas andarem?

O sr. imagina qual é a situação dos laboratórios dos cursos em que eu ministro aulas, que são cursos tradicionais, reconhecidos nacionalmente, e que não foram contemplados pelo Reuni? É, são ruins. Não são péssimos, sabe o por quê? Porque os professores, por mérito pessoal e muito trabalho, trazem recursos de pesquisa para dentro dos laboratórios (caramba, isso é desvio de recursos! Dá cadeia?).

O sr. sabe, é claro, que o perfil desejável do Professor Universitário Federal é que ele seja doutor, com dedicação exclusiva (é impedido de fazer bicos para completar o salário), pesquisador, orientador e extensionista, e que além das aulas de graduação, forme Mestres e Doutores. Qual é o perfil do profissional que o sr. precisa para executar essa missão? Eu lhe digo. Esse profissional, economicamente falando, é alguém que não teve a competência para achar nada melhor para fazer com a sua vida. É alguém que não foi capaz de passar em um concurso para ascensorista do Senado. É alguém que não conseguiu ser agente de saúde quando terminou o segundo grau, por exemplo.

Sim, eu “tenho” carro e eu “tenho” casa. Eu me alimento bem. Meu carro é velho (tem seis anos) e ainda vou demorar dois anos para acabar de pagar. Minha casa é velha também e eu ainda vou levar treze anos para pagar. Essas dívidas consomem quase 50% da minha renda familiar. Tenho que pensar antes de decidir sair para almoçar em um restaurante. E o pequeno detalhe é que tanto eu como a minha esposa somos professores universitários federais e doutores com dedicação exclusiva. Topo da carreira.

Bom, mas eu tenho uma perspectiva, não é? De progredir na carreira e melhorar meu salário? Perspectiva? não, não tenho. Não vejo nenhum futuro promissor. Essa carreira que o governo me oferece não irá melhorar a minha vida, a não ser um pouco, no momento mágico da progressão em que eu me tornar professor associado, ou com a utopia de passar pra professor titular (a minha universidade não tem nenhum. Teve uma vez, nos meus 22 anos de funcionalismo federal em universidades, que eu conheci pessoalmente um Titular. Deve ser mais fácil achar um jacaré no Tietê).

Eu espero, apesar das minhas deficiências, que o sr. tenha entendido um pouco do porque eu e 45 universidades federais brasileiras estamos em greve. Desculpe-me se eu não posso elaborar mais, mas tenho um relatório de pesquisa para terminar e alunos de doutorado para atender, apesar da greve. Se eu achar tempo, também preciso ver se abriu vaga para ascensorista.

Um grande abraço, sr. Ministro, e obrigado por tudo.

Jeferson Dombroski (Professor da UFERSA)

IFPB APROVA INDICATIVO DE GREVE

Os servidores do Campus de João Pessoa, do IFPB, em assembleia da categoria, realizada no pátio interno da Instituição, hoje (24) pela manhã, decidiram aprovar a paralisação das suas atividades a partir do próximo dia cinco. O SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Tecnológica) já aprovou, em plenária, o indicativo de greve da categoria para o próximo dia 13.

GREVE NA UFAL

Numa votação apertada, 113 contra 99, os docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidiram pela deflagração da greve. A decisão foi tomada durante assembleia da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), ocorrida na manhã de hoje, na Tenda da Cultura Estudantil, no Campus A. Simões.

Antes de definirem a deflagração da greve, os professores fizeram uma votação para saber quantos eram contra ou a favor do acordo firmado pelo Andes-SN e Proifes com o secretário de recursos humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPog), Duvanier Paiva. A favor do acordo se posicionaram 77 docentes e contra, 121.

Extrato de matéria da Adufal


ALUNOS DA UFRJ DECLARAM GREVE ESTUDANTIL

No Ginásio de Ed. Física, alunos da UFRJ declararam apoio à greve dos professores e deflagaram greve estudantil.

SINASEFE OURO PRETO APROVA INDICATIVO DE GREVE

A assembleia do SINASEFE Ouro Preto, realizada na manhã de terça-feira, 29/05, contou com a presença maciça de trabalhadores e alunos. Foi contabilizada a participação de 99 servidores, sendo que a "maioria esmagadora" aprovou o indicativo de greve para o dia 13 de junho e a proposta de que seja promovido um Dia de Mobilização, com atos nas capitais. Esta sugestão será apresentada na plenária do SINASEFE, no próximo dia 06.
Na oportunidade, serão avaliadas as decisões de todas as bases do País sobre o indicativo de greve e definido se haverá a retomada do movimento. No caso de uma greve, serão tomadas as providências necessárias, como a formação do Comando Local de Greve e a elaboração da pauta interna.
Os estudantes também tiveram voz na assembleia. O representante do Grêmio Estudantil Luiz Paulo Souza Basílio disse que apoia o movimento, mas é preciso que os servidores se mobilizem. Já a estudante Natália Aparecida Gonçalves ressaltou a necessidade dos alunos se engajarem para reivindicar do Governo mais investimento na educação.

Foi feita também a proposta da construção de uma pauta conjunta dos servidores e alunos, o que também será discutido na próxima assembleia do SINASEFE Ouro Preto. O Grêmio realizará assembleias na quarta-feira, 30, às 11 horas e às 20h30, no Auditório do IFMG - Ouro Preto, para definir se apoiará o movimento dos servidores.
Extrato da matéria do site www.ouropreto.com.br

Saudações.

terça-feira, 29 de maio de 2012

DECLARAÇÃO DA ANEL DE APOIO À GREVE DAS IFES

A Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre! (ANEL) presta seu total e irrestrito apoio à greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Pela justeza de suas reivindicações e a força de sua mobilização, nos somamos às assembleias e comandos de greve e convocamos todos os estudantes a também se levantar, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, e de uma expansão com 10% do PIB para a educação. Essa luta é de todos nós, trabalhadores e estudantes brasileiros. A força da greve é impressionante. Até o momento, já são 45 IFES que aprovaram parar, sendo 41 universidades e 4 institutos. Além destas, há diversos informes de assembléias que serão realizadas nos próximos dias para deliberar sobre a greve. De acordo com Pires, 2º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul do ANDES- SN: “Quem estava em dúvida se era oportuno entrar na greve, agora, devido à força inicial, tem decidido pela paralisação”

 (Fragmento do Texto: DECLARAÇÃO DA ANEL DE APOIO À GREVE DAS IFES, disponível em: http://anelonline.wordpress.com/2012/05/22/declaracao-da-anel-de-apoio-a-greve-das-ifes/ )

sábado, 26 de maio de 2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA APOIAM A GREVE DOS DOCENTES

Abaixo, a mensagem da Associação de Pós-Graduandos (APG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) aos pós-graduandos :

Prezados pós-graduandos,

Em assembléia geral dos discentes de pós-graduação, ocorrida no dia 22 de maio de 2012, com presença de 37,8% dos alunos regularmente matriculados, foi deliberado nosso APOIO TOTAL E SOLIDARIEDADE AOS IDEAIS DA GREVE DOS DOCENTES, portanto, venho convocá-los a participar conosco de uma mobilização que ocorrerá quinta, dia 24/05/12. A concentração terá início às 13:30 h, na portaria da UFLA.

Contamos com a participação de vocês!!

Att.

APG/UFLA

quarta-feira, 23 de maio de 2012

EIXOS DA CAMPANHA SINASEFE 2012

Prezados servidores,

Abaixo, os eixos da campanha da greve, aprovados na 108ª Plenária Nacional do SINASEFE, a serem discutidos nas assembleias de base e aprovados, definitivamente, na 109ª Plenária Nacional de 06/06/2012.

* Reestruturação da Carreira Única para os(as) Docentes da Rede Federal de Ensino: cargo único docente; step constante de 5% entre os padrões de vencimento; 13 padrões de vencimento; entre outros pontos.
* Reestruturação do PCCTAE: Retomada da linearidade e equalização da tabela, entre o piso e o teto, acabando com as distorções entre os níveis de classificação; garantia do piso do DIEESE; step constante de 5% entre os padrões de vencimento; racionalização, imediata, desse Plano de Carreira.
* Por uma Política Salarial, com reajuste emergencial de 22,08%.
* Data-base para os servidores federais, com revisão geral nos salários a partir dos índices da inflação, a cada ano.
* Democratização nas relações e na melhoria das condições de Trabalho: garantindo a eleição ao cargo de Reitor tanto dos docentes quanto dos TAE, independente do nível de titulação ou enquadramento funcional; participação do SINASEFE nos Conselhos Superiores dos IF, dentre outros.
* Progressão Docente por Titulação (DI para DII ou DIII).
* Progressão por Capacitação, a partir da carga horária dos cursos frequentados (a chamada “puladinha”).
Negociar a pauta do Fórum dos SPF, protocolada ainda este ano, no MPOG.
* Retirada da Seção 24 da MP 568/2012, que substitui o PL 2203/2011, sem qualquer prejuízo textual, e que muda a forma de aplicação dos adicionais de insalubridade e de periculosidade; como também dos itens que atingem e reduzem os salários dos(as) Médicos(as)  Federais.
* Inclusão dos docentes das IFE Militares e dos ex-Territórios na MP 568/2012, de forma a garantir a todos os docentes federais o  reajuste dos 4% e a incorporação das gratificações ao vencimento básico.
* Regulamentação da Dedicação Exclusiva, permitindo o seu acesso a todos os docentes que desejarem aderir a este regime de trabalho, sem restrições e quaisquer regras internas que os impeçam desse direito.
* Ponto liberado para os docentes.
* Garantia da carga horária semanal de 30h para os TAE.
* Admissão automática dos títulos do MERCOSUL.
* Oferta de Programas de Capacitação.

Saudações.

CARTAZ DA ASSEMBLEIA GERAL DO CAMPUS BAMBUÍ


"Se você escolhe não decidir, você já tomou uma decisão."  (Neil Peart)
Assembleia Geral dia 31/05 (quinta) às 15:30 (Salão Nobre)
Pauta: deliberação sobre a retomada da greve dos servidores das Instituições de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico a partir de 13/06.

NOVO CALENDÁRIO SINASEFE NACIONAL E SINASEFE BAMBUÍ

NOVO CALENDÁRIO DO SINASEFE NACIONAL
19/05/2012: 108ª Plenária Nacional decide sobre "estado de greve" após consulta às bases, retomando o movimento de 2011 com "indicativo de greve".
23/05 a 04/06/2012: Rodadas de Assembleias, ações de mobilização nos estados e bases (na prática, nova consulta às bases).
05/06/2012: Caravana e Grande Marcha a Brasília
06/06/2012: 109ª Plenária Nacional para decidir sobre uma possível deflagração da greve, baseado na consulta às bases até 04/06.
13/06/2012: Início da greve no âmbito nacional, caso ela seja aprovada em 05/06.

CALENDÁRIO DO SINASEFE BAMBUÍ
25/05/2012: Assembleia no Campus Formiga às 13:00.
31/05/2012: Assembleia no Campus Bambuí às 15:30 (Salão Nobre).
Após 05/06: Nova assembleia, ainda a ser marcada.

Obs.: uma possível deflagração da greve no Campus Bambuí depende tanto da aprovação da deflagração da greve no âmbito nacional no dia 05/06 (o que foi aprovado em 19/05 foi um "estado de greve", retomando a greve de 2011 com indicativo de greve) e da aprovação da deflagração no próprio Campus. Os servidores do Campus Formiga estão discutindo a questão.

Pedimos aos estudantes e servidores que tenham cautela com eventuais associações de informações que vêm de outras universidades  - cujos servidores estão ligados a outros sindicatos e, portanto, com outro tratamento acerca da greve em seus campi - com o Campus Bambuí e com opiniões afirmativas que não condizem com as informações oficiais. Estamos procurando postar aqui notícias e informações mais fidedignas possíveis, corrigindo-as quando nova conjuntura se apresenta no cenário nacional.

Saudações.

domingo, 20 de maio de 2012

SINASEFE BAMBUÍ VISITA O CAMPUS FORMIGA

Na última sexta-feira, dia 18/05, o SINASEFE Bambuí visitou o Campus Formiga. Em reunião informativa, o representante da entidade ponderou com os membros a responsabilidade de se enfrentar uma greve, os seus trâmites e a importância do respaldo sindical. Foi colocado que o SINASEFE Bambuí estará à disposição para atender às demandas dos servidores do Campus e dois representantes (um professor e um técnico-administrativo) foram escolhidos para intermediar as relações do SINASEFE Bambuí com os servidores de Formiga.

Embora não se tratasse de uma assembleia, os servidores colocaram os seus pontos de vista acerca da greve. Também foram discutidos temas como previdência complementar e auxílio transporte.

Saudações.

SINASEFE NACIONAL APROVA ESTADO DE GREVE PARA JUNHO

O SINASEFE Nacional entra em Estado de Greve. Após análise da conjuntura na 108ª Plenária Nacional, por ampla maioria, e apenas um voto contrário à greve e 4 abstenções, a plenária do SINASEFE Nacional aprova retomada da Greve, a partir de 13 de junho, acompanhando a ANDES (em greve desde 17/05) e a FASUBRA (que entrará no dia 11/06).
Para acompanhar a 108ª plenária on line: http://twitcam.livestream.com/user/SINASEFE



CALENDÁRIO
23/05 a 04/06/2012: Rodadas de Assembleias, ações de mobilização nos estados e bases.
05/06: Caravana e grande marcha a Brasília
06/06: 109ª Plenária Nacional do SINASEFE
13/06: Início da Greve nos Institutos Federais.

O SINASEFE Bambuí ainda fará a sua assembleia em breve, com data a ser marcada, quando será decidido se a seção sindical acompanha ou não o SINASEFE Nacional e, caso acompanhe, em que nível se dará a greve dos servidores.


Saudações.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

VÍDEO ESCLARECEDOR SOBRE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

A servidora do Tribunal de Contas da União e integrante do SINDILEGIS, Luciane Pereira, fez uma explanação sobre o PL 1992/2007, recentemente aprovado no Senado Federal. Além dos aspectos referentes à criação do plano de previdência complementar para os SPF’s, ela contextualizou a referida lei e mostrou um cenário preocupante para os servidores públicos federais que entrarão na rede e para os que já estão nela.

Segundo Luciane, outras medidas deverão ser tomadas pelo governo, tais como, o aumento do tempo de serviço para aposentadoria, criação de um “fator previdenciário” para o setor público e congelamento de salários por longos anos. Lembrou que ninguém possui o chamado “direito adquirido”, portanto todos os SPF’s serão atingidos com as próximas investidas do governo.


http://www.youtube.com/watch?v=-ZB9wGh0I-Y&feature=relmfu

SINASEFE BAMBUÍ OBTÉM LIMINAR DE VALE TRANSPORTE

Prezados servidores,



O SINASEFE Bambuí, por meio de sua assessoria jurídica, obteve sucesso no pedido de liminar (sentença aqui), favorecendo a concessão do auxílio-transporte sem a apresentação de comprovantes. O benefício foi estendido a todos os servidores da categoria que a Seção Sindical de Bambuí representa.
Embora a decisão nos seja clara, a princípio, verificaremos com o nosso advogado se os servidores do Campus Formiga (que possui filiados na Seção Sindical de Bambuí) estão resguardados pela liminar. [Após a decisão da Juíza, o IFMG acabou acatando para todos os servidores da instituição]. A decisão está descrita abaixo:

"À vista do exposto, com fulcro no art. 7º, inciso III, da Lei 12.016/09,  concedo a medida liminar para determinar à autoridade coatora [IFMG] que se abstenha de praticar qualquer ato que importe na suspensão e/ou supressão do pagamento do Auxílio Transporte, independentemente do meio de transporte adotado ou da apresentação de bilhetes comprobatórios, tornando sem efeito provisoriamente o Memorando nº 035/2012/DPG/IFMG/SETEC/MEC, em relação a toda a categoria representada pelo impetrante no seu âmbito territorial, consoante pacífico entendimento no Superior Tribunal de Justiça de que a Constituição Federal atribuiu legitimidade extraordinária aos sindicatos e às associações, como substitutos processuais, para a defesa, em Juízo ou fora dele, dos direitos e interesses coletivos ou individuais dos integrantes da categoria que representam e não apenas de seus filiados ou associados, e não única e exclusivamente, aos servidores sindicalizados/substituídos do impetrante."


Saudações.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

JORNAL DO SINASEFE BAMBUÍ "CONSENSO"

Prezados servidores,

Segue a primeira edição do Jornal do SINASEFE Bambuí, intitulado "CONSENSO".
As versões impressões estão sendo entregues, aos poucos, nos setores aos servidores efetivos do Campus Bambuí. Também serão encaminhadas aos servidores aposentados pelo correio. Os jornais do Campus Formiga serão entregues na reunião da próxima sexta-feira (18/05), em que o SINASEFE estará presente. Outros servidores interessados (substitutos, temporários, terceirizados) podem pegar conosco cópias do jornal, se desejarem.

Página 1: Visualizar
Páginas 2 e 3: Visualizar
Página 4: Visualizar

Para facilitar a leitura, é possível utilizar os recursos CTRL + ou CTRL - para aumentar ou diminuir a imagem. Boa leitura!

Saudações!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

AGENDA DO SINASEFE NACIONAL

Prezados servidores,

Abaixo, a agenda à qual o SINASEFE Nacional se vinculou em maio e junho.

04/05: Entrega detalhada da proposta dos Servidores Públicos Federais (SPF) ao Governo
15/05: Mesa de negociação com o Governo sobre Reestruturação de Carreira
16/05: Mesa de negociação com o Governo sobre pauta geral com o Fórum Nacional dos SPF
17/05: Mesa de negociação com o Governo sobre Restruturação da Carreira dos técnicos-administrativos
17 e 18/05: GT Carreira SINASEFE e Dia Nacional de Luta (caravanas a Brasília)
19 e 20/05: 108ª Plenária Nacional do SINASEFE
30/05: Prazo final para que o governo apresente ao conjunto dos SPF proposta concreta de valorização salarial
Dia 05/06: Caravana à Brasília do conjunto dos SPF, com Plenária do Fórum das Entidades dos SPF.
Dia 11/06: Indicativo de Greve Nacional do funcionalismo.

Obs.: o Indicativo de Greve Nacional do funcionalismo depende da proposta do governo do dia 30/05 e de nova consulta às bases em ou após 05/06. Uma possível greve no Campus Bambuí dependeria de todos esses fatos e de novas consultas às bases do SINASEFE. 

Representantes do SINASEFE Bambuí irão para Brasília este fim de semana e trarão mais informações.
Aguardemos notícias! Ainda nada há de concreto! Quando houver, informaremos.

Saudações.

RESULTADO DA ASSEMBLEIA DE 15/05/2012

Prezados servidores e membros da comunidade escolar,

Na Assembleia do SINASEFE Bambuí, realizada em 15/05/2012, entre outros assuntos, foi discutido o apoio à possível greve unificada dos Servidores Públicos Federais (SPF). O Campus Bambuí, com 80% dos votos, apoiou a greve dos SPF, que, caso encontre apoio em outros segmentos de servidores públicos, poderá ter início em 11 de junho, em todo o País.

No entanto, isto não quer dizer que o Campus Bambuí necessariamente entrará em greve. Caso o movimento se instaure, as bases do SINASEFE poderão ser consultadas novamente. Neste caso, serão realizadas novas assembleias para verificar o nível de apoio de cada campus. Salientamos que o Campus Formiga também está discutindo a questão.

Saudações.

terça-feira, 15 de maio de 2012

SOBRE POSSÍVEL GREVE DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS

Prezados membros da comunidade escolar (servidores, alunos, pais etc.),

Devido a muitos telefonemas recebidos pelo SINASEFE Bambuí nos últimos dias por causa dos rumores de greve, esclarecemos algumas dúvidas frequentes sobre os trâmites do processo.

Os servidores públicos federais, como um todo, estão se organizando para realizar um movimento unificado para a campanha 2012. Como em todo movimento sindical, as bases são consultadas para saber em que nível se dará esta presente campanha, se com greve ou não.

No momento, todas as bases do SINASEFE estão sendo consultadas para dar a sua posição. No caso da seção sindical de Bambuí, a Assembleia é hoje, dia 15/05, em que os servidores escolherão sua opção preliminar. Esta opção será repassada para o SINASEFE Nacional, que, diante da posição de várias seções sindicais, discutirá com outras entidades representativas.

Caso a greve unificada dos servidores públicos federais seja instaurada, ou mesmo uma greve apenas do setor da Educação ou do SINASEFE, ainda haverá outra assembleia na seção sindical de Bambuí para, então, optar por qual nível de movimento os servidores farão.

Portanto, nada está decidido ainda. Qualquer outra informação, trata-se de especulação ou boato. Após a Assembleia de hoje, traremos novas informações.

Saudações.

LEI DE ACESSO ÀS INFORMAÇÕES

Prezados servidores,
 
Desde 18 de novembro de 2011, está sancionada a Lei 12.527, a Lei de Acesso às Informações. Segundo ela, entre outras coisas, órgãos públicos têm que disponibilizar informações públicas em lugar de fácil acesso e, caso qualquer interessado requeira informações, elas têm que ser fornecidas em até 20 dias (ou em 30 dias, cientificando o requerente dentro dos 20 dias). As responsabilidades ao descumprimento também estão previstas nesta Lei. Em outras palavras, a Lei preza pelo fim da morosidade ou omissão dos gestores públicos.
 
 
Saudações.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

SOBRE A ASSEMBLEIA DE 15/05/2012

Prezados servidores técnicos-administrativos do IFMG - Campus Bambuí,

Tendo em vista vários processos que estão aos cuidados do SINASEFE Bambuí, nos quais, os servidores administrativos figuram como maioria, gostaríamos de contar com a presença de mais técnicos-administrativos na Assembléia da próxima terça-feira (15/05, 15:30 horas), no Salão Nobre, para que tenhamos mais subsídios e pessoas com disponibilidade para visitar os advogados para tratarmos deste assunto, como é o caso da Ação 3,17% com a  advogada de Brasília Josilma Saraiva (esta ação já estava ganha, porém, como não houve consenso em relação aos cálculos periciais, a mesmo foi enviada ao Tribunal e agora não sabemos mais nada sobre a mesma).

Temos também, com a mesma advogada, a ação indenizatória dos 51% e o mesmo ocorre com a ação dos 28%, alguns com a Josilma e outros com a Dra. Rosa Emília.

Precisamos dos técnicos-administrativos que tenham interesse e que façam parte destas ações para escolher um representante para ir à Brasília, a fim de tomarmos conhecimento sobre o andamento das mesmas.
 
Está convocada uma plenária nacional para a próxima semana e a servidora Cida já foi consultada, não podendo viajar no momento por estar licenciada. Esperamos que os técnicos tornem as assembleias mais representativas, se esforcem e se juntem.

É preciso correr atrás do que nos pertence por direito, mas, somente com a união e esforço de todos, é possível chegar a algum lugar. Se você tem interesse e quer que o Sindicato lute por você (ações na justiça, periculosidade, insalubridade, perdas salariais etc.), venha reforçar este time. Compareçam nas assembleias, fale, discuta, dê sua opinião e contribuição. São os seus interesses que estão em jogo.
  
O Sindicato só existe se o servidor existir para ele.

Compareçam!!!

Saudações, 

Diretoria SINASEFE Bambuí

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ASSEMBLEIA SINASEFE BAMBUI EM 15/05/2012

Na próxima quarta-feira, dia 15/05/2012, no Salão Nobre do IFMG – Campus Bambuí, haverá mais uma Assembleia do SINASEFE Bambuí.

Convocações: 1ª às 15:30 (50% dos filiados), 2ª às 15:45 (30%) e 3ª às 16:00.

Pauta:

·         Eleição do Conselho Superior.

·         Apresentação da agenda de negociações e posicionamento perante a possível Greve Geral dos Servidores Públicos Federais a partir de 11/06.

·         Escolha de representantes para o GT CARREIRA e 108ª Plenária Nacional do SINASEFE.

·         Previdência Complementar: apresentação do vídeo da advogada Luciene Pereira (TCU).

Compareçam! A participação de todos é muito importante!

Saudações.