sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DE 04/09/2012

Prezados servidores,

O SINASEFE Bambuí os convoca para ASSEMBLEIA GERAL DE SERVIDORES, na próxima terça-feira, 04/09/2012, com última chamada para 14:00, no Salão Nobre do IFMG - Campus Bambuí, com a seguinte pauta provisória:
* Discussão de propostas alternativas para o calendário acadêmico pós-greve.
* Construção de agenda para discussões durante a primeira semana de setembro.
* Outros assuntos.
A convocação oficial ainda será enviada.
Ressaltamos a importância de uma presença maciça nesta assembleia, que talvez seja até mais relevante que as anteriores. Nela, colocaremos o nosso posicionamento quanto ao calendário acadêmico pós-greve, com o intuito de chegar a um consenso com a Direção de Ensino e minimizar os desgastes quanto a possíveis futuras insatisfações.
Por isso mesmo, além dos servidores do IFMG, convidamos: a Direção Geral e a Diretoria de Ensino; o DCE e o DTE; a Direção e servidores da Escola Estadual João Batista de Carvalho que atuam no IFMG. Frisamos novamente que, apesar da atribuição da elaboração do calendário ser da Diretoria de Ensino, é importante que, com o respaldo de uma assembleia geral, as partes envolvidas possam emitir o seu manifesto de desejo e que, se possível, o calendário possa ser construído conjuntamente.
Saudações.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

RESULTADO DA ASSEMBLEIA GERAL DE 30/08/2012

Prezados servidores e alunos,

A Assembleia Geral de Servidores decidiu suspender a greve no Campus Bambuí, conforme indicação da Plenária Nacional, com retorno às atividades no dia 10 de setembro de 2012. De acordo com o cumprimento ou não dos acordos por parte do governo, a greve pode ser retomada oportunamente.


Na semana que vem, a partir de terça-feira, dia 04/09, acontecerão assembleias e reuniões para discussão do calendário de reposição e outros assuntos. Embora a elaboração do referido calendário seja uma atribuição da Direção de Ensino, o SINASEFE Bambuí, com o respaldo da assembleia de servidores, deseja realizar e analisar propostas alternativas, com o intuito de se chegar em um consenso que minimize desgastes e que envolva todas as partes interessadas.
Além de todos os servidores do IFMG, foram/serão convidados: a Direção Geral e a Diretoria de Ensino; o Diretório Central de Estudantes "Guy Torres" (DCE) e o Diretório Técnico Estudantil "Karl Marx" (DTE); a Direção da Escola Estadual João Batista de Carvalho e todos os seus servidores que atuam no IFMG como segunda sede.
Abaixo, os ofícios enviados:

Saudações.

GREVE DOS PROFESSORES EM QUADRINHOS

Prezados servidores e membros da comunidade,
Um docente da UFTM contou a história da greve dos professores de forma simples e didática, desmistificando o que a mídia vem divulgando. Vale a pena ler!
Saudações.

RESULTADO DA PLENÁRIA NACIONAL

Prezados servidores e alunos,

Segundo matéria no site do SINASEFE Nacional e dos relatos de nossos representantes de Bambuí enviados para a 114ª Plenária Nacional do SINASEFE, a entidade preferiu não assinar o acordo do governo para os docentes, apesar de ter decidido suspender a greve. A ANDES também não assinou o acordo com o governo e mantém a greve nas universidades. Isto significa que, para as entidades, o governo não atendeu satisfatoriamente a uma das categorias que o SINASEFE defende. Também ficou decidido pela Plenária Nacional que a indicação da data para retorno às atividades dos servidores é o dia 10 de setembro.
Estas informações e o relato completo dos nossos representantes, somados a muitas outras informações que já repassamos em outras assembleias, municiarão a decisão dos servidores do Campus Bambuí hoje. Portanto, até que se decida o contrário, a greve não acabou, apesar de tanta especulação. Assim que tivermos uma posição definitiva sobre a continuidade ou não da greve, postaremos no blog.
Saudações.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DE 30/08/2012

Prezados servidores,

O Comando Local de Greve convoca a todos os servidores para ASSEMBLEIA GERAL na próxima quinta-feira, 30/08/2012, no Salão Nobre do IFMG - Campus Bambuí, com última chamada para 15:00, com a seguinte pauta provisória:
* Informes da 114ª Plenária Nacional.
* Deliberação sobre a greve.
* Demais encaminhamentos.
* Outros assuntos.
A convocação oficial já foi enviada por e-mail.
Saudações.

RESULTADO DA ASSEMBLEIA DE 28/08/2012

Prezados servidores e alunos,

Os servidores do Campus Bambuí votaram a favor do aceite da proposta do governo para ambas as categorias, cujo posicionamento será levado à Plenária Nacional (29/08/2012) e somada às várias posições de outras seções sindicais pelo Brasil.
O resultado da Plenária Nacional será uma importante informação para deliberar a continuidade ou não do movimento grevista no Campus Bambuí, a ser decidida na próxima assembleia, marcada para quinta-feira, 30/08/2012, às 15:00.
Ainda foram propostos encaminhamentos para serem levados à Plenária Nacional, como: a) retirada da Certificação do Conhecimento Tecnológico (ou Reconhecimento de Saberes e Competências) para os docentes; b) liberação para capacitação para os TAE; c) 30 horas semanais para os TAE; d) data-base para ambas as categorias; e) manutenção do interstício de 18 meses para a carreira docente; f) reestruturação da carreira docente, com inclusão de steps; f) aumento do percentual obtido com o título de especialista dos TAE paa 35%.
Portanto, a greve não acabou! Haverá decisão sobre a continuidade ou não do movimento apenas na próxima quinta-feira, com o retorno da decisão do movimento a nível nacional.
Saudações.

QUADRO DE GREVE ATÉ 27.08.2012

Segue quadro de greve até 27.08.2012, obtido nas redes sociais. Pode haver equívocos por causa do lapso de tempo da chegada de informações. Clique na imagem para ver melhor! Saudações.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DE SERVIDORES DE 28/08/2012

Prezados servidores,

O Comando Local de Greve convoca a todos os servidores para ASSEMBLEIA GERAL DE SERVIDORES, no Salão Nobre do IFMG - Campus Bambuí, amanhã, terça-feira, dia 28/08/2012, em última chamada às 15:00, com a seguinte pauta provisória:
* Análise do ofício-resposta do MEC sobre a contraproposta protocolizada pelo SINASEFE.
* Posição do Campus Bambuí quanto ao aceite da proposta para ser levada à Plenária Nacional do SINASEFE.
* Outros assuntos.
Esta Assembleia de amanhã ainda não é a assembleia deliberativa sobre a greve, pois ainda haverá Plenária Nacional em Brasília. Mas é muito importante a presença de todos para, além de conhecer a proposta, tirar o posicionamento do Campus Bambuí para se somar à opinião das outras seções sindicais.
Informamos que, no referido documento, não houve avanços na proposta aos técnicos-administrativos, uma vez que a proposta já havia sido aceita, mas com a assinatura condicionada à melhora da proposta aos docentes.
Quanto aos docentes, o governo atendeu parcialmente aos pontos solicitados pelo SINASEFE. Aguardamos também veiculação da resposta do governo à contraproposta da ANDES no que diz respeito à reestruturação da carreira, para discutirmos na assembleia de amanhã.
A convocação oficial da assembleia foi enviada via e-mail aos servidores.
Saudações.

sábado, 25 de agosto de 2012

SINASEFE AGUARDA NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO

Prezados servidores e alunos,

Enquanto os técnicos-administrativos da FASUBRA (entidade representativa dos TAE nas universidades) aceitaram definitivamente o acordo com o governo e já se preparam para retornar às atividades, o SINASEFE (entidade representativa dos TAE e dos docentes nos institutos) condicionou a assinatura do acordo dos TAE ao aceite da contraproposta dos docentes pelo governo.
Tanto a ANDES (entidade representativa dos docentes nas universidades) quanto o SINASEFE apresentaram contraproposta, esperando que o governo ceda em pontos-chave, como a reestruturação da carreira e a retirada de impedimentos à progressão por mérito, entre outros. O governo prometeu responder na semana que vem.
Na próxima terça-feira, às 15:00, haverá nova assembleia para que o SINASEFE Bambuí apresente posicionamento sobre a resposta que o governo dará. Além da assembleia de terça, pode haver ainda outra assembleia para se deliberar sobre a greve.
Portanto, no momento, a greve continua! Repetimos: as especulações de retorno dos servidores grevistas às atividades na segunda-feira não se referem ao IFMG - Campus Bambuí.
Saudações.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

NOTÍCIAS DE RETORNO DOS TAE NO BRASIL SÃO PARCIAIS

Prezados servidores e alunos,

Diante de especulações e boatos sobre fim de greve, o SINASEFE Bambuí se pronuncia.
As notícias que estão sendo veiculadas sobre o retorno dos técnicos-administrativos em instituições federais referem-se às universidades cujos servidores são sindicalizados junto à FASUBRA. O sindicato de nossa base é o SINASEFE, que rejeitou a proposta do governo.
Quanto aos docentes, o impasse continua. Nem a ANDES (universidades) nem o SINASEFE (institutos) aceitaram a proposta do governo e estão negociando.
Estamos aguardando o fechamento das negociações e o aceite ou não das bases sindicais para propormos qualquer deliberação acerca da greve.
Saudações.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DOS SERVIDORES 24/08/2012

Prezados servidores,

A Diretoria do SINASEFE e o Comando Local de Greve convidam a todos os servidores para Assembleia Geral no dia 24/08/2012 às 14:00, no Salão Nobre do IFMG - Campus Bambuí.

A pauta será:
* Informes sobre a 113ª Plenária Nacional e notícias sobre as negociações.
* Progressão docente.
* Contraproposta da ANDES para os docentes.
* Outros assuntos.

Após a Assembleia, haverá panfletagem sobre a greve no centro da cidade.

Saudações.

BAMBUÍ ENVIA DOIS REPRESENTANTES PARA A 113ª PLENÁRIA NACIONAL DO SINASEFE

Prezados servidores,
Abaixo, o resumo da convocatória da 113ª Plenária Nacional do SINASEFE, conforme Of. Circular nª 29/2012.
"A Direção Nacional do SINASEFE, atendendo à solicitação do Comando Nacional de Greve, no uso das suas atribuições estatutárias, convoca as Seções Sindicais do SINASEFE a participarem da 113ª PLENA do SINASEFE, a ser realizada no período de 22 a 23 de Agosto de 2012, (...), em Brasília-DF, com a finalidade de discutir e deliberar a seguinte pauta:
* Abertura: "A questão de gênero no movimento sindical".
* Análise de Conjuntura
* Mesa de negociação com os TAE e encaminhamentos
* Informes Gerais: Direção Nacional / Comando Nacional de Greve / Seções Sindicais / Mesa de negociação
* Estratégias para encaminhamento da questão docente e encaminhamentos"
O SINASEFE Bambuí enviou dois delegados: Mário Viana, representando os docentes, e Osvaldo do Vale, representando os técnicos-administrativos.
Na próxima assembleia local, com convocação em breve, apresentaremos os informes oriundos da 113ª Plenária Nacional.

Aproveitamos para informar que estamos aguardando o fechamento das negociações entre o governo e as entidades representativas dos docentes e técnicos-administrativos e o aceite ou não das bases sindicais para propormos qualquer deliberação acerca da greve. Por enquanto, a greve continua!
Saudações.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

REPRESENTATIVIDADE DO PROIFES ENTRE OS SINDICALIZADOS DOCENTES DO PAÍS

Apenas 3% dos docentes sindicalizados do País foram representados na assinatura da proposta do governo para os docentes, o que, definitivamente, não representa a vontade da categoria. Segundo o site  do SINASEFE, são poucas as unidades da federação que possuem sindicalizados ligados ao PROIFES. A maioria da categoria está ligada à ANDES (Carreira de Magistério Superior) e ao SINASEFE (Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico). Vejam mapa dos sindicalizados ligados à federação que assinou a proposta do governo à revelia dos sindicatos.


Saudações.

SERVIDORES DO CAMPUS BAMBUÍ REJEITAM PROPOSTA DO GOVERNO PARA OS TAE

Em assembleia realizada em 17/08/2012, os servidores do IFMG - Campus Bambuí rejeitaram a última proposta do governo para os Técnicos Administrativos em Educação (TAE). Por unanimidade, os servidores também decidiram apoiar a contraproposta do SINASEFE para o governo, desde que incluídas as 30 horas de jornada semanal e a definição de uma data-base para reajustes anuais.

Saudações.

QUADRO DE GREVE ATÉ 17/08/2012

Conforme o Quadro de Greve do SINASEFE Nacional, a atualização do quadro anterior, estando em negrito as UF que tiveram sua participação aumentada no Quadro. Considerando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que não está filiada ao SINASEFE, o número chega a 296 campi (40 instituições e 71 seções sindicais), aumentando 16 unidades.
AL (12), AC (4), AM (7), BA (20), CE (18), DF (9), ES (13), GO (11), MA (2), MT (10), MS (8), MG (16), PA (8), PB (10), PI (6), PE (14), RJ (32), RO (3), RR (4), RN (16), RS (19), SC (25), SP (11), SE (6), TO (7).

Saudações.

sábado, 18 de agosto de 2012

AJUSTE NAS INSCRIÇÕES DO ENADE É CONSIDERADO ATIVIDADE INADIÁVEL

Prezados servidores,

O Comando Local de Greve, acatando solicitação da Direção de Ensino, considerou como atividade inadiável o ajuste das inscrições no ENADE por parte dos coordenadores de curso.

Saudações.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ASSEMBLEIA GERAL 17/08/2012

Prezados servidores,

O edital de convocação ainda não está pronto, mas teremos uma Assembleia Geral amanhã, 17/08/2012, às 15:00 (terceira e última convocação), no Salão Nobre do IFMG - Campus Bambuí, para analisarmos a proposta apresentada ontem (15/08) pelo MPOG para os TAE e atualizar os informes da greve e da Marcha do dia 15/08 e outros assuntos.

Saudações.

MARCHA NACIONAL DE LUTA DE 15/08/2012 E AUDIÊNCIA COM O MPOG PARA DISCUSSÃO DA PROPOSTA DOS TAE

Em 15/08/2012, servidores do Campus Bambuí e estudantes de Bambuí e Formiga participaram da Marcha Nacional dos Servidores Públicos Federais, saindo do acampamento de greve instalado próximo à Catedral de Brasília e percorrendo a Esplanada dos Ministérios e passando pelo Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto e Congresso Nacional. A concentração final foi em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), onde seriam recebidos por representantes do Comando Nacional de Greve da FASUBRA e do SINASEFE para discutir a proposta dos TAE.


Os representantes do SINASEFE Bambuí participaram ativamente da Marcha, com diversas faixas e camisetas de protesto e regressaram quando os servidores souberam que o MPOG receberia, enfim, as entidades, após a reunião ter sido transferida de dia e horário algumas vezes.



Principais pontos da reunião com o MPOG de 15/08/2012 quanto à proposta para os técnicos-administrativos:
* O governo não cedeu quanto ao percentual de 15,8% e não houve acordo.
* O governo apresentou o posicionamento favorável à aceitação de cursos de carga horária mínima de 20 horas que, somados, poderão atingir a carga horária para progressão entre os níveis de capacitação. Além de ser aceito que o aperfeiçoamento igual ou superior a 180 horas possa ser usado para a progressão por capacitação do nível de classificação E.
* Não houve avanço na posição do governo de garantir a progressão por salto a partir somente da carga horária do curso vinculada ao nível de capacitação.
* Houve acordo parcial quanto ao incentivo para qualificação.
* Governo propôs aumento do step entre os níveis para 3,7% em 2014 e 3,8% em 2015 e entidades querem 4% (para ser discutido na audiência marcada para 16/08/2012).
* Grupos de Trabalho para discutir racionalização dos cargos e terceirizações.

O SINASEFE aproveitou a reunião para pedir a reabertura da negociação com os docentes. Ainda haverá outra audiência com o MPOG amanhã, 16/08/2012, para tratar da proposta dos TAE.

Saudações.

QUADRO DE GREVE ATÉ 11/08/2012

Conforme o Quadro de Greve do SINASEFE Nacional, a atualização do quadro anterior, estando em negrito as UF que tiveram sua participação aumentada no Quadro. Considerando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que não está filiada ao SINASEFE, o número chega a 280 campi (40 instituições e 69 seções sindicais), aumentando 19 unidades.
AL (12), AC (3), AM (6), BA (20), CE (18), DF (9), ES (14), GO (10), MA (2), MT (10), MS (8), MG (17), PA (4), PB (10), PI (6), PE (14), RJ (32), RO (2), RR (4), RN (16), RS (18)SC (25), SP (6), SE (6), TO (5).

Saudações.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SETOR DE ESTÁGIOS PARA OS FORMANDOS

O Comando Local de Greve, após ouvir solicitações da Direção do IFMG – Campus Bambuí, em reunião ocorrida em 13/08/2012, retifica as atividades que serão desenvolvidas pelo setor de Estágios durante o período de greve.

Serão mantidos os serviços no setor para atendimento de demandas para colações de grau, para atendimento das Unidades Fora de Sede e para os serviços para encaminhamento de alunos do último ano dos cursos técnicos de Integrado em Informática e Integrado em Manutenção Automotiva e do último período dos cursos superiores de Bacharelado em Administração e Tecnologia em Alimentos para os respectivos estágios. Tais cursos possuem características específicas que justificam a manutenção dos serviços.

Saudações.

MARCHA NACIONAL PARA BRASÍLIA

O SINASEFE Bambuí participará da Marcha Nacional em Brasília, no dia 15/08, próxima quarta-feira, enviando um ônibus com servidores e estudantes do IFMG - Campus Bambuí. Os interessados devem procurar o SINASEFE Bambuí até amanhã (14/08/2012).

O objetivo da viagem é a manifestação em prol da luta dos Servidores Públicos Federais.

Saudações.

CARREATA NO IFMG E EM BAMBUÍ

Logo após a Assembleia do dia 09/08/2012, os servidores do Campus Bambuí saíram em carreata pelo IFMG e pela cidade de Bambuí. Junto com o buzinaço, os servidores exaltaram a importância do movimento dos Servidores Públicos Federais e os motivos da greve da Educação. Vejam fotos do movimento durante a carreata e após a dispersão.




quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MOÇÃO DE APLAUSO E APOIO

Em Assembleia de servidores do Campus Bambuí de 09/08/2012, a plenária aprovou Moção de Aplauso e Moção de Apoio ao ex-Coordenador de Inovação Tecnológica do Ministério do Planejamento, César Augusto de Azambuja Brod, que se negou a cumprir orientações do governo de cortar ponto de funcionários em greve e pediu exoneração do cargo. Já havíamos feito uma nota comentando o fato.



Atitudes como estas que precisamos em todos os poderes da República. As moções aprovadas foram enviadas para o Sr. César Brod, com o seguinte texto:
________

Prezado Sr. César Augusto de Azambuja Brod,
    É com muita honra que o SINASEFE Bambuí (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Seção Sindical de Bambuí-MG) lhe comunica que a plenária de servidores do IFMG - Campus Bambuí (Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí) lhe concedeu, unanimemente, uma Moção de Aplauso ao seu ato digno de não cumprir a ordem de cortar os pontos dos grevistas e uma Moção de Apoio ao motivo e aos princípios que o levaram a fazer o que fez.
   Gostaríamos de parabenizá-lo pela valorosa demonstração de caráter e pelo belo exemplo a todos os servidores públicos do País.
   Seguem duas notas postadas no blog do SINASEFE Bambuí e as fotos das moções estão em anexo.
   Grande abraço, com imensos votos de estima e consideração.
__________

RESPOSTA do Sr. César Brod:
Érik e todos os mineiros aí de Bambuí!
    Eu jamais imaginei, ao tomar minha decisão, o alcance que ela teria.    Esse alcance e repercussão fazem com que eu tenha ainda mais certeza    e confiança na decisão que tomei. Filho de professora pública,    lembro muito bem da música que ela cantava com seus alunos, comigo    ajudando ao violão, um tema dos Saltimbancos: "Todos juntos somos    fortes, somos flecha e somos arco,  todos nós no mesmo barco, não há    nada pra temer!".
    Um sono tranquilo não tem preço! Tenho dormido bem todas as noites em que mantenho meus princípios. E será sempre assim!
    Muito obrigado! Guardo as fotos com muito carinho comigo! Caso vocês permitam, publicarei-as, junto com sua mensagem, em meu blog.
    Grande abraço!
    Cesar
____________
Saudações.

RESUMO DAS DELIBERAÇÕES DA PLENÁRIA NACIONAL DE 08/08/2012 SOBRE A PROPOSTA DO GOVERNO PARA OS TAE

Na 112ª Plenária Nacional do SINASEFE, estas são, em resumo, as deliberações dos delegados das seções sindicais para o acordo do governo com os Técnicos-Administrativos em Educação:


1) O não aceite da proposta de 15,8% escalonada em três anos e a proposta de uma parcela única; caso o governo permaneça com a exigência de escalonamento, que se aumente o valor para contemplar as perdas inflacionárias.
2) Negociação conjunta com a FASUBRA.
3) Retomada das discussões acerca da progressão e incentivo à qualificação e que seja estabelecido prazo de conclusão para os trabalhos do GT sobre terceirização.
4) Garantia de 30 horas para toda a categoria dos técnicos-administrativos.
5) Garantia de democratização das instituições, permitindo, por exemplo, que os TAE sejam reitores.
6) Que se implementem as decisões da CIS nacional, como a racionalização.

Saudações.

SOBRE A PROGRESSÃO DOCENTE

Prezados docentes,

Os informes anteriores acerca da progressão docente foram apenas provisórios. Não saiu nada definitivo ainda, apenas minutas.

Claro que a decisão de aderir ou não à concessão administrativa do IFMG é individual, mas a orientação geral, por enquanto, é que aqueles que possuem ação judicial NÃO ASSINEM NADA.

Além da minuta exigir renúncia da ação judicial, renúncia do direito futuro de defesa, termo de compromisso de devolução de recursos caso futura legislação contrarie a portaria de concessão e aceite de rateio de possível de multa ao reitor, não haverá portaria de concessão geral anterior à renúncia da ação, mas uma portaria individual APÓS a assinatura do requerimento e dos termos e a renúncia da ação judicial, ou seja, não há garantias reais de concessão administrativa.

As discussões não estão sendo democráticas e os membros da comissão indicados pelos sindicatos e docentes não estão sendo ouvidos. Estamos questionando a legitimidade das exigências e das diferenças de tratamento. Na iminência de decreto presidencial concedendo a progressão para todos, as responsabilidades da concessão ficariam reduzidas por parte do IFMG e muitos docentes afirmam ser esta a razão da protelação e de tantas exigências que dificultam o acordo.

Para os que não possuem ação judicial, cabe análise individual dos termos.

Continuamos aguardando os requerimentos definitivos. A opinião do SINASEFE e de vários docentes é que deve haver uma portaria geral (e não individual) de concessão administrativa da progressão docente exigindo apenas o preenchimento do requerimento.

Saudações.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ENTREVISTA NA RÁDIO CIDADE

Parte do Comando Local de Greve deu entrevista para a Rádio Cidade de Bambuí nesta quarta-feira, dia 08/08/2012. Mário Viana, Érik Dominik e Cida Oliveira explicaram os motivos da greve e ressaltaram a adesão maciça ao movimento, com 106 votos a favor e nenhum contra.

Os presentes debateram sobre a qualidade da Educação no Brasil e no IFMG e as razões pelas quais muitos professores evadem e porque há poucos concorrentes em alguns concursos, preferindo a iniciativa privada. Também afirmaram que existem várias bandeiras na Greve 201 e que a questão salarial é fundamental para manter os professores nas instituições federais e garantir um ensino de qualidade.

Após responder muitas perguntas feitas pelo mediador, o Comando Local de Greve do SINASEFE Bambuí agradeceu o espaço e solicitou apoio da sociedade bambuiense ao movimento paredista.

Saudações.

SOBRE DIREITO DE GREVE

terça-feira, 7 de agosto de 2012

DEMONSTRAÇÃO DE CARÁTER

De acordo com nota da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (SEDUFSM), "o Coordenador de Inovação Tecnológica do Ministério do Planejamento, César Augusto de Azambuja Brod, se negou a cumprir orientações do governo de cortar o ponto de funcionários em greve e pediu exoneração do cargo na semana passada. Em carta divulgada pelas redes sociais, que também está no site do Sindicato dos Servidores Federais (Sindsep-DF), Brod alega que não cumpriria uma determinação que feria seus princípios."


Isso aconteceu depois que a Justiça proibiu o corte de ponto de grevistas e mandou o governo devolver o dinheiro antes descontado no contra-cheque. Segundo matéria no site do Ig, tanto professores quanto demais servidores federais em greve no Rio de Janeiro conquistaram o direito de não ter o ponto cortado, tendo o governo que devolver, em 48 horas, os valores descontados. "O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Márcio César Ribeiro, sentenciou que, caso não se respeite a determinação, o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, está sujeito ao pagamento de multa individual de R$1 mil por dia".

O SINASEFE Bambuí aplaude atitudes como esta e comemora o fato de que o costumeiro terrorismo com corte de ponto no Brasil já é coisa do passado.

Saudações.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DE SERVIDORES PARA 09/08/2012

Prezados servidores,

O SINASEFE Bambuí convoca todos os servidores para Assembleia na próxima quinta-feira (convocações às 14:00, 14:15 e 14:30), no Salão Nobre do IFMG - Campus Bambuí, com a seguinte pauta:

* Informes da Plenária Nacional.
* Propostas de manifestações para o movimento grevista.
* Primeira proposta do governo para os técnicos-administrativos.
* Notícias sobre a progressão docente.
* Outros assuntos.

Esperamos a todos. Teremos notícias tanto para os docentes quanto para os TAE.

Saudações.

GOVERNO FAZ PRIMEIRA CONTRAPROPOSTA PARA OS TAE

Segundo matéria do BOL, "em reunião com representantes de técnicos-administrativos de universidades e institutos federais, o Ministério do Planejamento fez, nesta segunda-feira, uma oferta de reajuste de 15,8% para a categoria. De acordo com a proposta, o aumento será dado ao longo dos próximos três anos".


A FASUBRA divulgou nota, explicando a contraproposta do governo. A proposta foi parecida com a dos docentes, porém, estes últimos receberam proposta entre 25% e 40%, dependendo do caso. Os sindicatos devem continuar a negociação com o governo.

Segundo relatório do SINASEFE Nacional sobre a reunião da FASUBRA e SINASEFE com o MPOG e MEC no dia 06/08, o governo não tem uma proposta efetiva para o plano de carreira dos técnicos-administrativos (PCCTAE). Não houve acordo e nova reunião está marcada para o dia 10 de agosto.
Saudações.

NOTA SOBRE ATIVIDADES DO CAMPUS DURANTE A GREVE E OUTRAS QUESTÕES

Prezados servidores e alunos,


O Comando Local de Greve, após ouvir solicitações da Direção do IFMG – Campus Bambuí em reunião e após análise em reunião interna, informa sobre as atividades no Campus:

  • Colação de grau: serão consideradas inadiáveis as atividades essenciais para a colação de grau do dia 25 de agosto, inclusive mantida a programação das bancas de TCC e Estágio exclusivamente para este fim. Os diários que precisavam ter sido fechados no semestre passado deverão ser finalizados pelos docentes.
  • Produção animal e vegetal: o próprio Coordenador Geral da Produção pode acompanhar o trabalho dos terceirizados e, como não há alunos a serem orientados, não há a necessidade da presença de 1 (hum) servidor efetivo por setor. Em havendo uma pesquisa naquela unidade de produção, o próprio professor orientado acompanhará o seu orientado.
  • Gerenciamento contábil e financeiro: escala mínima de necessidades para o funcionamento do setor.
  • Serviços gerais: o próprio Chefe de Serviços Gerais pode acompanhar os terceirizados.
  • Pós-graduação: para atender ao funcionamento da biblioteca nos dias de pós-graduação, pode-se utilizar os servidores não grevistas. O mesmo se aplica ao refeitório, juntamente com terceirizados. A lanchonete já é terceirizada.
  • Alojamento: os serviços de alojamento e refeitório dos alunos internos ficarão a cargo dos coordenadores que não aderirem ao movimento e dos terceirizados.
  • Projetos de pesquisa e extensão: o professor é responsável pela continuidade dos seus projetos de pesquisa e extensão que forem considerados inadiáveis, acompanhando os seus orientados nos laboratórios, quando for o caso.
  • Serviços de transporte: ficou acertado que ficarão a cargo dos motoristas terceirizados.
  • Estágio e assistência estudantil: os setores de estágio e assistência estudantil serão mantidos por servidores não grevistas apenas para atender às demandas da colação de grau do dia 25 de agosto e para atendimento das unidades fora de sede.
  • Concurso: servidores nomeados para a comissão do concurso para professor substituto em andamento trabalharão até a conclusão do mesmo na quarta-feira, 08/08/2012.
  • Projeto de backbone: o projeto de implantação do backbone de rede de telefonia será mantido conforme escala mínima de necessidades.
  • Professores substitutos e em estágio probatório: o direito de greve existe para todos os servidores públicos, assim como para os trabalhadores privados, independentemente da natureza do contrato do servidor (efetivo ou temporário), bem como para os servidores em estágio probatório. Uma vez que não há regulamentação específica para servidores públicos, aplica-se a lei que vale para a iniciativa privada. Como há diferenças contratuais também entre os trabalhadores privados (contrato de experiência, contrato por tempo determinado, contrato por tempo indeterminado etc.) e todos têm igual direito de greve, aplica-se o mesmo princípio aos servidores públicos, sejam temporários, sejam efetivos, não importando se estão em estágio probatório ou não.

 Saudações do Comando Local de Greve.

QUADRO DE GREVE ATÉ 03/08/2012

Conforme o Quadro de Greve do SINASEFE Nacional, a atualização do quadro anterior, estando em negrito as UF que tiveram sua participação aumentada no Quadro. Considerando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que não está filiada ao SINASEFE, o número chega a 261 campi (40 instituições e 66 seções sindicais), aumentando 8 unidades.

AL (12), AC (3), AM (6), BA (19), CE (19), DF (9), ES (14), GO (4), MA (2), MT (10), MS (8), MG (13), PA (4), PB (10), PI (6), PE (13), RJ (32), RO (2), RN (16), RR (4), RS (17), SC (17), SP (6), SE (6), TO (5).

Saudações.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CALENDÁRIO ACADÊMICO SUSPENSO NO CAMPUS BAMBUÍ

Prezados membros da comunidade escolar,

A Diretoria Geral do IFMG - Campus Bambuí, em nota em seu site, suspendeu o calendário acadêmico a partir de segunda-feira, 06/08/2012, ou seja, não haverá aulas por tempo indeterminado.

Na próxima semana, o Comando Local de Greve terá uma reunião com a Diretoria Geral do Campus Bambuí, a fim de estabelecer o Acordo Inicial de Greve e as atividades essenciais e/ou inadiáveis.

Saudações.

INFORMES DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE PROGRESSÃO DOCENTE DE 03/08/2012

Prezados docentes,

Reproduzimos abaixo o comunicado dos membros da comissão da progressão docente indicados pelos sindicatos:

Colegas,

Após a reunião desta tarde (03/08) da comissão designada para assessorar e acompanhar a progressão docente, verificamos que os processos para a concessão estão sendo efetivamente encaminhados e a portaria do IFMG sairá no início da próxima semana. No entanto, não nos foi dada nenhuma garantia do pagamento dos retroativos pela via administrativa.

A progressão será concedida após o protocolo de documentos a serem especificados na próxima terça-feira (07/08), constando:
a) o formulário individual de requerimento, assinado pelo requerente;
b) cópia do diploma da maior titulação (que já pode ser providenciado);
c) termo de compromisso de devolução dos valores recebidos, caso haja uma legislação contrária aos direitos concedidos por esse ato administrativo; e
d) termo de renúncia da ação judicial ou declaração de inexistência da mesma.

Sobre o item d, foi discutido que a renúncia da ação sobre a progressão não implica na renúncia do retroativo, que poderá ser objeto de uma nova ação judicial. Além do termo ser uma forma do IFMG se resguardar do ato administrativo, ter-se-á mais um argumento para pleitear o retroativo, uma vez que o mérito da questão já foi concedido administrativamente. Sugerimos que, no ato da renúncia da ação, já se negocie com o advogado a nova ação referente ao retroativo sem arcar com honorários de desistência, uma vez que esta segunda ação tem mais possibilidades de ganho. De qualquer maneira, aguardem até terça-feira para novos esclarecimentos.

O protocolo dos documentos poderá ser no RH de cada Campus ou diretamente na Reitoria do IFMG, em data a ser informada na próxima semana. Caso não seja possível a inclusão de todos os casos na folha de pagamento de agosto (mais de 300 casos), a inclusão em folhas posteriores será acrescentada do retroativo, a partir da data do protocolo do requerimento.

Os casos DIV-DV não serão objeto da progressão docente neste momento, pois não estão previstos pela Lei 11.784/2008, mas fomos informados de que, caso o decreto presidencial não contemple estes casos, serão adotados pelo IFMG os mesmos critérios dos casos DI-DIII e semelhantes. Portanto, serão atendidos no momento os casos DI-DII, DI-DIII e DII-DIII.

Fomos informados de que a concessão via resolução sofreria cassação pela procuradoria jurídica por ser considerada ilegal, dada a não competência do Conselho Superior para resolver a questão e que a moção seria um instrumento possível para a concessão administrativa pelo reitor.

Estamos bastante otimistas de que a progressão docente será efetivada a partir da folha de pagamento de agosto de 2012, como já foi notificado.

Parabéns a todos pelo empenho e pela conquista até o momento. Não nos esqueçamos que o preço da conquista é a eterna vigilância.

Atenciosamente,

Aladim Fernandes Gomes Júnior (Campus São João Evangelista)
Bruno de Assis Freire de Lima (Campus Congonhas)
Érik Campos Dominik (Campus Bambuí)
Ronaldo Trindade (Campus Ouro Preto)

(Membros da comissão da progressão docente)


A Diretoria do SINASEFE Bambuí considerou positivo o avanço, mas continua vigilante e reticente. Aguardamos maiores progressos e informações da comissão.

Saudações.

QUADRO DE GREVE ATÉ 01/08/2012

Conforme o Quadro de Greve do SINASEFE Nacional, a atualização do quadro anterior, estando em negrito as UF que tiveram sua participação aumentada no Quadro. Considerando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que não está filiada ao SINASEFE, o número chega a 253 campi (40 instituições e 58 seções sindicais), aumentando 16 unidades.

AL (12), AC (3), AM (6), BA (18), CE (19), DF (9), ES (13), GO (3), MA (1), MT (10), MS (8), MG (14), PA (2), PB (10), PI (6), PE (13), RJ (32), RO (2), RN (16), RR (4), RS (17), SC (18), SP (6), SE (6), TO (5).

É possível que o número seja acrescido dos campi que tinham indicativo para agosto e fizeram assembleia esta semana, como o Campus Bambuí.

Saudações.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CAMPUS BAMBUÍ APROVA GREVE DOS SERVIDORES

Com plenária lotada, em 02/08/2012, os servidores do Campus Bambuí aprovaram a greve por "unanimidade", por tempo indeterminado. Foram 106 votos a favor, nenhum contra e 8 abstenções.


Antes das votações, foram dados os informes sobre a greve, a proposta do governo e a progressão docente. Por carta entregue à diretoria do SINASEFE Bambuí, alunos das três turmas do Curso Técnico Integrado de Informática fizeram um manifesto de solidariedade e apoio à greve, em discurso muito bem redigido e fundamentado.

Após a Assembleia, o SINASEFE Bambuí protocolou, na Direção Geral do Campus Bambuí, o comunicado oficial sobre o início da greve na próxima segunda-feira, dia 06/08/2012. Até lá, as atividades dos grevistas continuarão normalmente.

A Assembleia, por aclamação, escolheu o Comando Local de Greve (CLG), que iniciará os seus trabalhos mais efetivos a partir de segunda-feira, organizando agendas de manifestações. Desta vez, o Comando de Greve julgou dispensável o ponto paralelo, seguindo tendências de vários campi pelo Brasil. O CLG foi formado por 11 membros: os docentes Mário Viana, Hudson Poceschi, Érik Dominik, Júlio Santos, Ana Cardoso e Silvana Medeiros; e os técnicos-administrativos Mª Apª de Oliveira (Cida), Helainne Vianey, Kátia Ribeiro, Ana Kelly e Ronaldo Soares.

A Diretoria do SINASEFE Bambuí ficou muito satisfeita por ter sido aprovada no Campus uma greve com nenhum voto contra, sinal de que o senso de conscientização e politização alcançou níveis relevantes nesse período tão conturbado das relações entre os servidores e o governo federal.

Informamos que este blog será o veículo oficial de comunicação do Comando Local de Greve, junto com os e-mails e ofícios oriundos do CLG do SINASEFE Bambuí. Em breve, serão realizadas reuniões com a Direção Geral e traremos mais informações.

Saudações a todos!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

REITOR DO IFTM CONCEDE PROGRESSÃO DOCENTE

Segundo nota do IFTM, o reitor da Instituição, que é membro do Conselho Superior do IFMG como membro do MEC, concedeu a progressão docente.

"O Reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Professor Roberto Gil Rodrigues Almeida divulgou na manhã de hoje, 1 de agosto de 2012, a concessão à progressão docente DI – DII e DI – DIII. O acesso à Classe D II acontecerá aos docentes com o título de Especialista e o acesso à Classe D III aos docentes com o título de Mestre ou Doutor, independente de interstício de permanência."

Atualmente, o IFMG é o único instituto de Minas Gerais que ainda não concedeu a progressão.

Saudações.

LEMBRETE DA ASSEMBLEIA DE 02/08/2012

ASSEMBLEIA GERAL DE SERVIDORES AMANHÃ, QUINTA-FEIRA, 02/08/2012, ÀS 15:30, NO SALÃO NOBRE DO IFMG - CAMPUS BAMBUÍ.  Veja pauta aqui