segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SOBRE A CONCESSÃO DA PROGRESSÃO DOCENTE DI-DIII e DIV-DV

Prezados docentes,

Após a publicação do Decreto 7.806, de 17 de setembro de 2012, a Diretoria de Gestão de Pessoas do IFMG realizou o enquadramento relativo à progressão docente de vários professores de todos os campi, independentemente dos mesmos possuírem ou não ações judiciais. Será necessária alguma revisão, pois alguns docentes foram reenquadrados de forma errônea, alguns para mais e outros para menos. À exceção de alguns casos mais polêmicos, na maioria, não há dúvidas quanto à manutenção dos níveis progredidos (DI-3 para DIII-3, por exemplo). Como caso geral, os especialistas migrarão para DII e os mestres/doutores para DIII, cujos níveis dependerão do tempo progredido anteriormente, da data de obtenção do título e da interpretação do IFMG a respeito da legislação da carreira.
A concessão da progressão DIV-DV foi concedida administrativamente antes do decreto, com justiça, mas sem exigência de preenchimento de formulário padrão e renúncia de ações ou outras exigências que fizeram parte do escopo do caso DI-DIII antes do decreto, como reunião do Conselho Superior e estabelecimento de comissão. Alguns casos ainda carecem de ajustes, mas a maioria dos reenquadramentos foram feitos corretamente.
Aguardemos a verificação dos níveis de reenquadramento e possíveis decisões de pagamento de retroativos para anexarmos documentos nas ações existentes ou impetrarmos ações judiciais para quem não as possui, conforme e-mail enviado aos servidores.
Saudações.

DISCUSSÕES SOBRE A REPOSIÇÃO DE ATIVIDADES

Prezados servidores,

Após vários questionamentos junto ao SINASEFE Bambuí acerca da legalidade de algumas questões referentes à reposição de atividades dos servidores principalmente aos sábados, protocolizamos um ofício junto à Direção-Geral do Campus Bambuí e, após reunião sobre o assunto, foi sinalizada a disposição de atender às reivindicações. Aguardamos resposta.
Saudações.

SOLICITAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DA CIS E CPPD INSTITUCIONAIS E DE REPRESENTAÇÕES LOCAIS

Prezados servidores,

Diante da demora na implantação da CIS (órgão dos técnicos-administrativos) e da CPPD (órgão docente) no IFMG, o SINASEFE Bambuí enviou ofício para a Reitoria, solicitando providências para tal, bem como a instituição de representações locais tanto da CIS quanto da CPPD. É muito importante para os servidores que estes órgãos sejam criados a nível institucional e estejam funcionando democraticamente, com o apoio das representações dos campi.
Ofício parte 1 - Visualizar
Ofício parte 2 - Visualizar
Saudações.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TERMINA A GREVE NACIONAL DOS DOCENTES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Segundo matéria do portal Ig, a ANDES anunciou a decisão de encerrar a greve nacional dos docentes das universidades federais e as instituições serão comunicadas entre segunda e sexta-feira. Segundo a entidade, a "suspensão unificada" ocorrerá entre 17 e 21 de setembro. A justificativa foi o enfraquecimento do movimento, já que, conforme nota do sindicato, apenas 14 instituições de ensino superior estavam totalmente paralisadas.
Para o Ministério da Educação, o acordo assinado pelo PROIFES (e não assinado por SINASEFE e ANDES) atende a todos os professores, independentemente do sindicato, e será incluído no projeto do orçamento do governo para 2013.
Saudações.

domingo, 16 de setembro de 2012

NOTA DO SINASEFE BAMBUI SOBRE FIM DE GREVE E REPOSIÇÃO

Prezados servidores,

Como todos já sabem, a Assembleia Geral de Servidores de 30/08/2012 decidiu suspender a greve no Campus Bambuí, ratificando a indicação da Plenária Nacional do SINASEFE, que era de retorno às atividades no dia 10 de setembro de 2012. De acordo com o cumprimento ou não dos acordos por parte do governo, a greve pode ser retomada oportunamente.
No dia 04/09, parte da comunidade se reuniu para discutir o calendário do pós-greve (servidores, Direção Geral, Direção de Ensino e representação estudantil), com apresentação de propostas e preferências. A proposta do Comando Local de Greve, dos alunos e da Direção de Ensino foi muito semelhante, diferenciando apenas em questões pontuais, como a reposição em dias de feriado, mais dias de janeiro e menos sábados ou vice-versa. Uma vez dirimidas as dúvidas, houve consenso em relação à proposta apresentada pelos presentes na Assembleia, inclusive quanto à não possibilidade de transferir, desta vez, as aulas dos sábados para janelas no meio de semana, o que causou muitos transtornos e injustiças na reposição de 2011, embora a regra estabelecida na época tenha permitido tal prática.

Também foi consensual que os dias letivos de reposição sejam como dias letivos normais. O SINASEFE Bambuí está verificando a situação dos servidores técnicos-administrativos grevistas que cumpriram atividades essenciais e/ou inadiáveis durante o movimento ou revezamentos de turnos ou dias durante o movimento paredista.
Não houve consenso quanto aos instrumentos de controle. O SINASEFE Bambuí proporá uma reunião com a Direção Geral para esclarecimentos quanto à orientação divulgada que diz respeito aos sábados letivos.

Saudações.
Diretoria do SINASEFE Bambuí

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SINASEFE ASSINA ACORDO COM O GOVERNO PARA OS TAE

Conforme matéria no sítio do SINASEFE Nacional e "deliberado na 114ª Plenária do Sinasefe, o sindicato foi ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, na segunda-feira (03) e assinou o Termo de Adesão ao Termo de Acordo nº 02/2012, anteriormente assinado pela Fasubra". Este Termo refere-se à carreira dos técnicos-administrativos (TAE).
Também de acordo com a deliberação da Plenária Nacional, não foi assinado o acordo entre governo e docentes. Entretanto, conforme ofício-resposta do governo, o acordo assinado pelo PROIFES e algumas das solicitações do SINASEFE foram estendidas a ambas as categorias, independentemente da adesão das demais entidades. A greve dos docentes continua em muitas universidades e alguns institutos. As categorias continuam tentando sensibilizar o MEC/MPOG e o Senado para reabertura efetiva das negociações.
Saudações.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

REUNIÃO SOBRE ÓRGÃOS ACADÊMICOS EM 05/09/2012

Prezados servidores,

O SINASEFE Bambuí convida a todos os servidores para discussão sobre alguns dos órgãos acadêmicos em que os docentes e técnicos-administrativos estão inseridos e as suas funções. É muito importante que todos conheçam o que seriam estes órgãos, pois eles são parte da voz do servidor no Instituto e no Campus e, por meio deles, podemos resolver muitos dos nossos problemas. A pauta da reunião será:

* Discussão sobre a CIS (Comissão Interna de Supervisão, órgão dos técnicos-administrativos).
* Discussão sobre a CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente, órgão dos docentes).
* Discussão sobre o Conselho Acadêmico (que é como se fosse o Conselho Superior do Campus Bambuí ou o antigo Conselho Diretor, órgão de todas as categorias).
* Outros assuntos.

Data: quarta-feira, 05/09/2012
Horário: 14:00
Local: Salão Nobre do IFMG - Campus Bambuí

Saudações.

RESULTADO DA ASSEMBLEIA DE 04/09/2012

Prezados servidores e alunos,

Parte da comunidade se reuniu ontem para discutir o calendário pós-greve, estando presentes os servidores, a Direção Geral, a Direção de Ensino, o DCE e um presidente de DA. Cada segmento apresentou suas propostas e preferências. De certa forma, houve um consenso quanto a uma proposta, que, claro, não atenderá a todos de forma plena.
A orientação geral é que o calendário se cumpra conforme o acordado e que os dias letivos de reposição sejam como dias letivos normais. O SINASEFE verificará a situação dos servidores técnicos-administrativos grevistas que cumpriram atividades essenciais e/ou inadiáveis durante o movimento.
Saudações.