terça-feira, 30 de outubro de 2012

PARABÉNS AO SERVIDOR PÚBLICO

O SINASEFE Bambuí, ainda em tempo, PARABENIZA o servidor público federal pelo seu dia (28/10), que caiu este ano no final de semana.
 
"Nada na Instituição acontece sem você. Você é o pilar, o alicerce da Instituição. O verdadeiro Ensino ocorre por suas mãos e, por elas, colocaremos juntos os tijolos que nos cabe colocar no muro da Educação! Parabéns, a você, que, com os seus princípios e valores, vem colaborando com o seu melhor para que tenhamos um melhor lugar para se trabalhar e viver".
 
 E, por isto tudo, você tem que ser bastante respeitado e esta é a nossa principal bandeira! O SINASEFE tem lutado muito pelo servidor, com garra e coração, defendendo com unhas e dentes o direito de todos e a igualdade de tratamento entre os servidores! Venha lutar conosco também!
 
A nossa maior homenagem a você, servidor, é a grande Festa do Servidor Público Federal, no próximo dia 01/11/2012, cujos convites individuais estão sendo entregues! Compareça!
__________________
 
Em breve, a segunda edição do Jornal "Consenso"! Assim como a festa, vai bombar! Acompanhe!
 
Saudações!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ORIENTAÇÕES SOBRE OS SÁBADOS LETIVOS


Prezados servidores,

A Direção do IFMG – Campus Bambuí, no Ofício nº 35/2012 (Páginas 1234), em resposta ao Ofício nº 23/2012, enviado pelo SINASEFE Bambuí, não reconheceu os sábados correspondentes aos alunos ingressantes como dias trabalhados em duplicidade.

A orientação do SINASEFE Bambuí é que, uma vez acordado com o chefe imediato na medida do bom-senso, as aulas não sejam interrompidas, desde que o servidor também não se sinta prejudicado e que a presença dos mesmos seja o suficiente para o bom andamento das aulas. Portanto, nestas condições, o sindicato orienta os servidores a trabalharem no próximo sábado, 27 de outubro.

Continuaremos insistindo, junto à Direção, que esses dias não são dias de reposição de greve, pois, na primeira semana de agosto, todos os servidores cumpriram a sua jornada de trabalho normalmente e, portanto, fazem jus às folgas solicitadas por este sindicato correspondentes aos dias trabalhados

O SINASEFE Bambuí reafirma que, em momento algum, discordou com a reposição aos sábados, inclusive entendendo que esse é um dos ônus advindos do movimento paredista. No entanto, faz questão de ressaltar que os benefícios oriundos do movimento se estendem a todos os servidores, grevistas ou não, e que, se hoje, temos um cronograma de reajuste para os próximos três anos, mesmo que os valores estejam aquém do reivindicado, isto somente aconteceu por causa do movimento grevista. O que não podemos aceitar é que dias já trabalhados, não relacionados ao movimento grevista, ocorram em duplicidade, sem a devida compensação e, por isto, em breve, tomaremos providências junto à Direção, no sentido de esclarecer devidamente esta questão.

Mais comentários sobre a resposta ao ofício, que tem diversas incoerências dignas de menção, serão postados em breve.

Saudações.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SOBRE O TRABALHO NOS SÁBADOS LETIVOS

Prezados servidores,

A Direção do SINASEFE Bambuí enviou o ofício abaixo à direção, cobrando resposta acerca do Ofício nº 23/2012, sobre o obrigatoriedade de cumprimento do trabalho nos sábados letivos e outras questões relativas a este assunto, já que a resposta deveria ter sido dada até o dia 21/10.
Caso não haja resposta até a manhã de sexta-feira, 26/10 ou a possibilidade concreta de transformação dos dias trabalhados em folgas, a orientação do sindicato será para que os servidores grevistas não venham trabalhar no próximo sábado, 27/10. Aguardamos resposta. Veja abaixo o ofício de cobrança na íntegra.
Saudações.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

RESULTADO DA ASSEMBLEIA DE 18/10/2012

Prezados servidores,

A assembleia de hoje escolheu os delegados do SINASEFE Bambuí para o CONSINASEFE 2012, que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2012.
 
Também foram definidos os eixos de luta do SINASEFE Bambuí, que serão divulgados em breve, assim que oficiados.
 
Saudações.

NOVO CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DA GREVE

Prezados servidores,

Informamos que o SINASEFE Bambuí não se sente responsável pela mudança do calendário de reposição no sítio da Instituição, uma vez que o consenso realizado após a greve não envolveu os dias 3 a 5 de janeiro de 2013 como dias letivos, cuja não utilização do período para reposição da greve foi a única exigência mais firme dos servidores e alunos. Portanto, nem os servidores nem os alunos foram atendidos neste caso.

Também externamos a nossa indignação com a não consulta aos servidores e alunos em relação à alteração, pois são parte interessada na questão e não fizeram parte da comissão que alterou o calendário. Entendemos que questões importantes como estas têm que ser compartilhadas com todos, independente da responsabilidade desse ou daquele setor sobre o ato em si.

Saudações.

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL SINASEFE BAMBUÍ

Prezados servidores,

O SINASEFE Bambuí convoca os seus sindicalizados para ASSEMBLEIA GERAL, às 16:00 de hoje, quinta-feira, 18/10/2012, no Salão Nobre do IFMG - Campus Bambuí, para tratar da seguinte pauta:
 
* Escolha de delegados para o CONSINASEFE (o Congresso do SINASEFE).
* Definição de eixos de luta.
* Informes gerais.
* Outros assuntos.
 
A pauta oficial foi enviada por e-mail aos servidores.
 
Contamos com a participação de todos, pois cada decisão importante tomada pelo SINASEFE Bambuí depende da vontade dos seus sindicalizados.
 
Saudações.
 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PAGAMENTO DE RETROATIVOS RELATIVOS À PROGRESSÃO DOCENTE

Prezados docentes,

A Diretoria de Gestão de Pessoas do IFMG emitiu comunicado, dizendo que pagará os valores retroativos de 2012 da progressão DI-DIII e DIV-DV na folha de novembro (ficamos na dúvida se é na folha de outubro, com efeito financeiro em novembro, ou se na folha de novembro, com efeito financeiro em dezembro). Provavelmente, os valores devem afetar descontos (IR e INSS) e recebimentos (13º e férias) nos contracheques até o fim do ano, mas não devem contar com juros e correção monetária.
Os valores de 2008 a 2011 serão lançados em "exercícios anteriores" e "seu pagamento ficará condicionado aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal". Em outras palavras, o governo pagará "se quiser" ou "quando quiser". Enfim, não se pode contar com os valores anteriores a 2012, o que pode ser obtido provavelmente apenas por meio de ações judiciais.
O SINASEFE Bambuí está aberto a intermediar o contato com a advogada responsável por impetrar ações judiciais, no caso de quem ainda não possui com respeito à progressão docente.
Saudações.

HOMENAGEM DE CÉSAR BROD AOS PROFESSORES

Prezados servidores,

Em 15/10/2012, César Brod, aquele que se recusou a cortar ponto dos grevistas e se demitiu do MPOG e, por isso mesmo, foi homenageado com moção de aplauso e apoio dos servidores de Bambuí, enviou-nos um e-mail cordial no dia dos professores.
 
E-MAIL ENVIADO POR ELE:
"Amigos, publiquei um pequeno artigo em homenagem ao dia dos professores: http://brodtec.com/diario/feliz-dia-do-professor . Aproveito a oportunidade para mandar um abraço aos amigos do SINASEFE Bambuí! Abraços! César Brod."

RESPOSTA DA DIREÇÃO DO SINASEFE BAMBUÍ:
"Prezado Amigo César Brod, ficamos muito felizes em receber a sua homenagem e o abraço aos amigos do SINASEFE Bambuí. Para nós, é uma grande honra! Felicitamos-lhe também neste dia, pois a sua atitude de recusa em cortar o ponto dos servidores, a contragosto do MPOG, também foi uma grande lição de cidadania, digna de um mestre e professor. Muita paz e alegria! Direção do SINASEFE Bambuí."
 
A Direção do SINASEFE Bambuí já havia rendido uma homenagem singela, por e-mail, no mesmo dia 15, aos professores. Mais uma vez, parabéns aos mestres!
 
Saudações.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MUDANDO PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO

Prezados servidores,

Vejam palestra ilustrada de Ken Robinson, dublada para o português. Vale a pena! Ilustra e critica a realidade da Educação da sociedade moderna, enquanto apresenta alternativas para a mesma.
Saudações.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

REVISTA DA TURMA DA MÔNICA SOBRE DROGAS

Prezados servidores e alunos,

Nesta postagem, uma interessante historinha da Turma da Mônica sobre drogas, feita em parceria entre a Maurício de Sousa Editora e a Secretaria Nacional Antidrogas. Vale a pena ler e repassar para os amigos.
Saudações.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

LEI DE ACESSO ÀS INFORMAÇÕES

Prezados servidores,

Abaixo, externamos a nossa preocupação com o acesso às informações do IFMG Campus Bambuí para a comunidade, há muito dificultadas e por vezes nem respondidas, sobretudo para os seus próprios servidores. Repassaremos algumas informações importantes.
 
LEI DE ACESSO ÀS INFORMAÇÕES

Pela Lei de Acesso às Informações, Lei nº 12.527/2011, qualquer órgão público tem o dever de conceder informações (Art. 6º: Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação) a qualquer interessado.
 
Pela Constituição Federal de 1988, no Art. 5º, todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
 
Ainda pela CF de 1988, em seu Art. 216, cabem à administração pública, na forma de lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.
 
SISTEMA DE ACESSO ÀS INFORMAÇÕES (e-SIC)

Pela Lei nº 12.527/2011, no Art. 10., qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

Para fazer um pedido, basta se cadastrar no SISTEMA e registrar o pedido. É simples.

SEU DIREITO
 
Se requerer informações (não repassadas a qualquer servidor por vias administrativas) é um direito de qualquer cidadão, garantido por lei, que dirá de nós, servidores, que trabalhamos na própria Instituição e que queremos, por princípio, o seu bem.
 
Nunca se intimide. Precisando de uma informação e esta sendo negada, solicite, como cidadão e servidor, as informações necessárias.
 
Saudações.