História


UM SINDICATO UNIFICADO E DE LUTA

SEU SURGIMENTO E SUA TRAJETÓRIA
O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - SINASEFE surgiu a partir da  Federação Nacional das Associações de Servidores das Escolas Federais de 1º e 2º graus – FENASEFE, no Encontro Nacional das Associações de Servidores das Escolas Federais de 1° e 2° graus, ocorrido na Cidade de Salvador-BA, no dia 11 de novembro de 1988, logo após a aprovação da constituição federal "cidadã" de 1988, que consolidou o direito constitucional de sindicalização aos Servidores Públicos.
Dez anos depois,  no Congresso Nacional da categoria, em 11 de novembro de 1998, na cidade de Manaus-AM, a entidade dá um grande passo, oportunizando a sindicalização de todos os trabalhadores e trabalhadoras da Rede Federal de Ensino, lotados nas Instituições de 1º e 2º graus da Educação Básica e passando a se chamar Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional. Neste momento, a entidade foi além da sua representação anterior, apenas na área tecnológica, e foi se ampliando enquanto entidade organizativa de todos os trabalhadores da Rede Federal da Educação Básica, Profissional, Científica e Tecnológica, mudança esta que se manteve e vem ampliando a entidade até os dias de hoje.
                                                            A SEÇÃO SINDICAL DE BAMBUÍ
           Até 1989, era a Associação de Servidores (“Ressaca”) que funcionava como uma espécie de representação “sindical” dos servidores, sendo filiada à Federação Nacional das Associações de Servidores das Escolas Federais de 1º e 2º graus (FENASEFE). Com a Constituição de 1988, foi criado o SINASEFE e, em 1989, a Seção Sindical de Bambuí, deixando a Associação apenas com o fim social a que até hoje se destina. A Seção Sindical de Bambuí já teve a honra de participar da Direção Nacional do SINASEFE, ocupando cargos na tesouraria e no Conselho Fiscal. Em 2011 e 2012, vivemos os dois primeiros movimentos grevistas da história do Campus Bambuí.



Galeria de Presidentes do SINASEFE Bambuí (datas aproximadas):

1) Carlos Marx Braga Figueiredo (1989-1992)
2) José Eustáquio dos Santos (1992-1993)
3) Lourival Luiz (1993-1996)
4) Ronaldo Garcia (1996-1999)
5) José Antônio Santana de Sales (1999-2002)
6) Valdir Salgado de Resende (2002-2005)
7) Carlos Marx Braga Figueiredo (2005-2007)
8) Carlos Bernardes Rosa Júnior (2007-2009)
9) José Araiz Martins (2009)
10) Márcio Rezende Santos (2009-2011)
11) Mário Luiz Viana Alvarenga (2011-2014)
12) Itagildo Edmar Garbazza (2014 até os dias atuais)

(Os dados e informações acima foram construídos com base nas atas que existem na seção sindical de Bambuí. Podem conter falhas, devido à ausência de atas antigas que preencheriam possíveis lacunas. Caso você tenha alguma informação que nos ajude, colabore para preservarmos a memória do SINASEFE Bambuí.)

Atualmente, o SINASEFE Bambuí possui mais de 160 filiados e a sua sede fica no centro de Bambuí-MG, contando com uma secretária e os serviços de consultoria jurídica de sua advogada, sempre que necessário.

PELO QUE LUTAMOS NO SINASEFE
O SINASEFE tem como princípio fundamental a defesa dos interesses da categoria que representa e a luta em defesa da educação pública de qualidade, gratuita e laica, com referência social e em consonância com os interesses da classe trabalhadora. Missão indissociável da liberdade de pensamento como direito inalienável do cidadão e que tem como compromissos desenvolver, organizar e apoiar, nos aspectos políticos, educacionais, econômicos, sociais e culturais, todas as ações que visem às conquistas de melhores condições na educação, de vida e de trabalho para toda a classe trabalhadora.
                                                                       NOSSAS BANDEIRAS E CONQUISTAS
  • Educação pública, gratuita, laica, com referência social;
  • Por uma sociedade sem explorados;
  • Democratização das Instituições Federais de Ensino;
  • Redução da jornada de trabalho, sem redução salarial;
  • Reajuste linear e constante da remuneração, não permitindo a redução salarial a partir da corrosão inflacionária;
  • Por uma carreira única dos trabalhadores (as) em educação;
  • Paridade entre ativos e aposentados;
  • Contra todo tipo de discriminação ou intolerância racial, homofóbica ou de gênero;
  • Autonomia dos trabalhadores (as) frente ao Estado.
Enfim, o que o SINASEFE tem de mais importante na sua trajetória e na sua própria organização de trabalhadores (as) está no fato de ser um Sindicato Nacional que não divide estes trabalhadores (as) no seu local de trabalho, organizando docentes e técnico-administrativos em uma mesma categoria, mantendo as especificidades de cada um, mas sem perder a necessidade da unidade que a classe trabalhadora deve construir na luta contra os governos e patrões.
O SINASEFE é Filiado à Central Sindical e Popular (CSP CONLUTAS) e à Confederação dos Educadores Americanos (CEA)
Fonte: www.sinasefe.org e Jornal "Consenso" - 1ª edição