quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

REUNIÃO ENTRE SINASEFE BAMBUÍ E COMISSÃO ELEITORAL

Prezados servidores e alunos,

O SINASEFE Bambuí, alertado por vários servidores e preocupado com o processo eleitoral de um órgão extremamente importante como o Conselho Acadêmico, solicitou reunião com a Comissão Eleitoral e protocolou Ofício, fazendo algumas considerações e solicitando o adiamento das eleições para o mês de março, um período bem mais adequado do que o mês de janeiro. Estavam presentes na reunião os seis membros da Comissão Eleitoral, três membros da Direção do SINASEFE Bambuí e o advogado do SINASEFE.
 
Os motivos para o adiamento são os seguintes, colocados na reunião e/ou no ofício, em síntese:
1) O atraso de praticamente 1 (hum) ano para iniciar o processo eleitoral, já que a publicação do regimento eleitoral do IFMG ocorreu em 18 de janeiro de 2012 e outros campi já o possuem desde o primeiro semestre do ano passado.
2) A portaria da Comissão Eleitoral saiu somente em 14 de novembro de 2012 e a mesma não foi apresentada à comunidade, para que todos pudessem participar da construção do processo. A Comissão somente veio a público no dia 03 de janeiro de 2013, juntamente com o cronograma eleitoral.
3) Não houve lançamento de edital para o processo eleitoral, apesar do comunicado com o cronograma do Regimento Eleitoral geral, que não possui informações sobre a campanha. O Presidente da Comissão Eleitoral, após os nossos questionamentos, informou, em reunião, que a comissão já havia planejado o estabelecimento e a divulgação de regras de campanha juntamente com a listagem de candidatos elegíveis, no dia 11/01/2013. Perguntamos: como assim divulgar as regras no meio do jogo? O candidato não deveria saber de todas as regras antecipadamente?
4) Uma vez que o Regimento Eleitoral geral diz que o mandato é de dois anos, para o biênio 2012/2014, qual será o mandato dos representantes elegíveis do Conselho Acadêmico do Campus Bambuí? Apenas 1 (hum) ano? É certo alguém se candidatar, ou mesmo votar, sem saber qual será o mandato?
5) O cronograma eleitoral saiu em 03 de janeiro de 2013, na volta do recesso de fim de ano, e propôs um prazo exíguo para a inscrição (09 e 10 de janeiro) e para a campanha (entre 11 e 16 de janeiro), com a votação para 17 de janeiro, prejudicando amplo debate nos segmentos para uma boa escolha.
6) O mês de janeiro não foi por nós considerado apropriado para o pleito, uma vez que há vários servidores de férias, o fim de semestre é atribulado e há um natural esvaziamento de alunos no Campus, sem falar das unidades fora de sede, que estão em recesso de férias.
7) Não houve uma divulgação consistente para os alunos das unidades fora de sede e nem condições para que façam as inscrições como candidatos no segmento discente, uma vez que o comunicado da Comissão Eleitoral diz que as inscrições devem ser feitas pessoalmente com os membros da comissão na sede do Campus Bambuí.
 
Por fim, obtivemos o compromisso de encaminhamento do ofício pela Comissão Eleitoral ao Diretor Geral, com o fim de dilatar o prazo para a Comissão realizar a eleição, que é até o final do semestre letivo.
 
Neste ato, o SINASEFE Bambuí está procurando cumprir o seu papel de órgão defensor dos interesses dos servidores.
 
Aproveitamos para alertar que, embora sejam dois candidatos a serem eleitos, a categoria só poderá votar em um, conforme Regimento Eleitoral, diferentemente do Conselho Superior.
 
Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário