terça-feira, 29 de janeiro de 2013

RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO DE HORÁRIO NOTURNO

Prezados servidores e alunos,

Em tempos de transparência no setor público, divulgamos o Relatório Final da Comissão de Horário Noturno, que foi encaminhado à Direção de Ensino (DE) em junho de 2012, para que fosse efetivado no primeiro semestre de 2013.

O GT Docente, no final de 2011, propôs à DE, em ofício, um Workshop de Ensino (fórum de trabalho e discussões) sobre vários assuntos estruturais do ensino no Campus Bambuí, como dependências, calendário etc. A DE, em retorno (Parte 1, Parte 2), propôs a criação de comissões e um fórum no final, mostrando os resultados. Embora não fosse o ideal, o GT Docente, em outro ofício, aceitou a metodologia da DE, com algumas ressalvas e desde que houvesse participação de membros do grupo docente, mas o ofício não foi respondido, as comissões não foram implantadas e o workshop/fórum não aconteceu. O SINASEFE Bambuí, então, resolveu fazê-lo por sua própria conta, como se tem visto com o calendário de reposição e outras reuniões, dentro ou fora do movimento grevista.

Chegou a haver a criação de uma comissão, a chamada Comissão de Horário Noturno (na prática, formada pelos servidores Flaviane e Mariangela, da Direção de Ensino, pelos coordenadores de curso Válter (Adm) e Mário (Fis) e pelo servidor Érik Dominik, pelo GT Docente), após comentários do MEC sobre implantação de aulas de 50 minutos em várias visitas de reconhecimento dos cursos.

Em resumo, a Comissão não conseguiu a viabilização da redução de horário dos cursos técnicos noturnos, por ausência de flexibilização na legislação, mas propôs um plano de redução e alteração dos cursos superiores noturnos. As aulas dos cursos superiores começariam às 19:00 e terminariam às 22:30, mas, para completar o conteúdo, seria necessária a complementação de carga horária em plataforma virtual. Para que coincidisse o intervalo e os professores pudessem dar aulas nos cursos superiores e técnicos ao mesmo tempo, propôs-se também a alteração do horário dos cursos técnicos, com início às 19:40 e término em 22:40. Esta alteração permitiria aulas "cheias" de 50 minutos para os cursos superiores, pois os ônibus que atenderiam os alunos nos cursos técnicos chegariam bem antes e bem depois do horário das aulas dos cursos superiores, o que não seria mais justificativa para liberação antes do fim ou permissão após o início.

O resultado desta comissão, uma vez implantado, tornar-se-ia um piloto para futuras alterações de horário nos cursos diurnos e para possível redução do calendário escolar.

Esta postagem age no sentido da cobrança para que o que foi discutido seja realmente apresentado à comunidade, como combinado, e realmente implantado.

Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário