sábado, 27 de agosto de 2011

CRONOLOGIA DO MOVIMENTO GREVISTA NO IFMG BAMBUÍ

Até o momento, a cronologia do movimento grevista no Campus Bambuí:

11/08 – Assembleia de servidores para deliberarem sobre a greve, com aprovação máxima, exceto por 1 abstenção.
12/08 – Alunos e servidores reúnem-se no DCE. Assembleias de alunos aprovam apoio à greve.
15/08 – Firmado o Acordo Inicial de Greve entre Direção e Comando de Greve, com presença de alunos e de representante da rede estadual. Em seguida, reuniões do Comando com a Direção de Ensino e a Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.
16/08 – Os servidores entram em greve. Começam as atividades grevistas. Primeiro e-mail da CGRH, tomado como coativo pelos servidores e gerador de moções de repúdio a nível local e nacional.
17/08 – Passeata de servidores e manifestação de alunos no Campus. Os mesmos reúnem-se com Direção de Ensino. Segundo e-mail da CGRH, ratificando o primeiro. Os servidores decidem não entregar o ponto paralelo nominalmente, com receio de possíveis retaliações por parte da Direção, mas, sim, quantitativamente.
18/08 – Início da suspensão do calendário escolar. Assembleia de servidores ratifica a decisão de não entregar o ponto nominalmente.
19/08 – Preparação de materiais de divulgação sobre a greve.
20/08 – Participação do movimento grevista na Feira Livre de Bambuí.
22/08 – Entrevista de servidores e alunos à TV Integração. Exposição de filme temático para os grevistas.
23/08 – Reportagem no MGTV. Roda de discussões sobre planos de carreira. Início da viagem para Brasília, com presença de servidores e alunos.
24/08 – Marcha de Lutas em Brasília. Representantes de Bambuí falam em plenária pública no Distrito Federal. O movimento nacional fez com que o Ministro Fernando Haddad (MEC) recebesse os grevistas. É a maior greve da história do ensino tecnológico, com mais de 60% dos campi parados até então.
25/08 – Anúncio do retorno às aulas dos cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia, com demais cursos ainda em suspensão. Reunião de servidores com o Comando de Greve, com decisão de um comunicado de repúdio ao contexto de retorno com adaptações e à revelia do Comando de Greve, podendo comprometer a qualidade do ensino dos referidos cursos. Vergonhosamente, Bambuí é o único Campus em que há uma reversão parcial, em meio ao avanço do movimento em todo o País.
26/08 – Assembleia de servidores com informes da viagem a Brasília e outros assuntos. A Diretoria de Ensino responde à questão do retorno às aulas dos cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia, dizendo estar sob pressão da Inspetoria Estadual em relação aos professores do Estado de MG, uma particularidade do Campus. A Seção Sindical de Bambuí participa, por meio de delegado eleito, da plenária nacional da CNESF em Brasília.
29/08 – Retorno às aulas dos cursos técnicos em Agricultura e Zootecnia. Exposição do documentário temático "O ABC da Greve".
30/08 – Preparação de atividades de conscientização acerca da greve.
31/08 – Manifestação na Praça Central de Bambuí, fazendo parte da Mobilização Nacional pela Educação, com o tema "A Educação Vai às Ruas". O Governo Federal apresentou proposta de previsão orçamentária para 2012, incluindo o aumento para os docentes e o aumento do salário mínimo. Tudo ainda será apreciado pelo Congresso e a proposta final será votada em dezembro.
01/09 – Reunião com o Comando de Greve.
02/09 – Assembleia de servidores decide aprovar Moção de Repúdio contra impedimento de utilização de infraestrutura para servidora em greve e contra impedimento de participação em curso de outro servidor. Moção de Aplauso para servidores da biblioteca.
05/09 – Grevistas visitam a Câmara dos Vereadores, solicitando apoio e expondo os motivos da greve. Câmara se mostra solidária.
06/09 – Exposição do filme temático "Hoffa". CGRH encaminha novos documentos intimidadores, com e-mails subsequentes dos chefes de setores e departamentos. Servidores reagem.
08/09 – Assessor jurídico do Sinasefe prepara parecer técnico sobre intimidações do CGRH, encaminhado pelo Sinasefe a todos os servidores, que aponta que a possibilidade de processo administrativo por assédio moral é real. O parecer também diz que o ponto não pode sofrer corte antes da greve ser declarada ilegal. Comando Nacional de Greve diz que Conif é contrário ao corte de ponto.
09/09 – Assembleia de servidores se posiciona pela suspensão da greve e reavaliação em março de 2012, posicionamento este a ser levado à Assembleia Nacional. 
12/09 – Reunião do Comando de Greve com os delegados (representantes) de Bambuí para detalhar os encaminhamentos locais para a Assembleia Nacional.
13/09 – Assembleia Nacional realizada em Brasília decide pela continuidade da greve e pela radicalização do movimento. Bambuí envia dois delegados para a 103ª Plena do Sinasefe em Brasília.
14/09 – Assembleia Local de Bambuí ratifica a decisão nacional e mantém a greve. O Comando de Greve foi composto por mais servidores.
15/09 – Servidores, em audiência com a Direção do Campus, solicitam respeito da direção como um todo ao movimento grevista, diante de intimidações feitas pelo CGRH e outras questões envolvidas. Comando Nacional de Greve envia contraproposta ao MEC.
16/09 – Entrevista de servidores na Rádio Cidade para esclarecimentos acerca da greve. Visita do movimento grevista aos setores do Campus.
19/09 – Assembleia de servidores decide esperar o posicionamento do MEC para deliberar sobre a greve. Reunião de representantes do Comando de Greve com a Direção Geral, sobre assuntos pertinentes à greve.
20/09 – Reunião do Comando de Greve.
21/09 – MEC entrega nova proposta ao SINASEFE, com poucos avanços em relação a itens secundários.
22/09 – Assembleia de servidores decide suspender a greve com indicativo para março de 2012, mas cria grupos de trabalho para acompanhar os desdobramentos da greve nacional e intermediar questões locais (GT Docente e GT TAE).
23/09 – Servidores retornam às suas atividades. Reunião do Comando de Greve.
24/09 – Assembleia Nacional decide pela continuidade da greve com radicalização do movimento.
26/09 – Retorno das aulas no Campus Bambuí. Firmado o Acordo Final de Greve em Reunião do Comando com a Direção.
ATIVIDADES AGENDADAS
29/09 – Primeira reunião do Grupo de Trabalho Docente (GT Docente).

Até a última postagem, não tínhamos atualização após 26/09. Assim que possível, atualizaremos a Cronologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário