quarta-feira, 24 de agosto de 2011

QUESTÕES ESSENCIAIS E INADIÁVEIS

A pedido de servidores, divulgamos aqui, conforme Ata da reunião do Comando de Greve com a Direção de Pesquisa, Pós-Graduação (DPPGE) e Extensão no dia 15/08/2011, definindo o que seriam as questões essenciais e inadiáveis para o momento.Exceto as formaturas pré-agendadas e orientações de TCC e estágio, que dizem respeito à Direção de Ensino, nesta reunião com a DPPGE resolveu-se que:

* Seriam garantidas as orientações dos projetos de pesquisa e extensão e a infraestrutura necessária para a realização destes, como laboratórios, setores de produção e transportes (é inadiável).
* Seria realizado o Encontro de Ex-Alunos (já foi).
* Quanto ao Projeto Rondon, tomar-se-ia uma decisão após a abertura do edital, entre a DPPGE e o Comando de Greve (portanto, não é uma questão inadiável no momento).
* Quanto à Semana de Ciência e Tecnologia e demais eventos que a ela são ligados, decidiu-se pela remarcação dos eventos a partir da data de retorno às aulas (não é inadiável).
* Quanto à SIPAT, os membros da CIPA se reunirão com o Comando de Greve para resolver a questão (não é inadiável no momento).

Em resumo, as questões inadiáveis que dizem respeito aos servidores grevistas, no momento, são apenas:
1) Formaturas pré-agendadas e tudo que as envolve, como orientações de estágio e TCC (DE).
2) Projetos de pesquisa e extensão e tudo que os envolve (DPPGE).

As questões essenciais (diversos setores) foram garantidas pela Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) com funcionários terceirizados e outros servidores não aderintes à greve em reunião do Comando de Greve com a Direção no próprio dia 15/08.

 É preciso fazer uma distinção entre questões essenciais e inadiáveis. As primeiras são aquelas que não podem deixar de funcionar, como alimentação de animais em setores, refeitório, alguns alojamentos, segurança etc. As inadiáveis são aquelas que já estavam pré-definidas e envolveriam contratos, recursos e outras questões cujo impacto poderia ser minimizado, conforme acordado no que podemos chamar de "Acordo de Greve" e ressaltadas nos parágrafos anteriores. O restante são atividades adiáveis e não-essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário