quinta-feira, 18 de julho de 2013

DIREÇÃO GERAL APROVA CALENDÁRIO ACADÊMICO AD REFERENDUM

Prezados servidores e alunos,

A Direção Geral do Campus Bambuí aprovou o Calendário Acadêmico do segundo semestre 2013 "ad referendum", o que significa, no dicionário Aurélio, "sob condição de consulta aos interessados e aprovação deles". Porém, no IFMG, os gestores o tem utilizado para aprovar algo "em caráter de urgência", como um decreto presidencial. Segundo o Regimento do Conselho Acadêmico do IFMG, uma das suas atribuições é a elaboração do Calendário Acadêmico. Se for olhar no rigor da letra, o calendário acadêmico nem estaria valendo, já que teria que ser ELABORADO pela comunidade e está sob consulta e aprovação dos membros do CA.

Em tempos em que se suscita democratização, o mínimo que se poderia esperar é que os membros do Conselho Acadêmico fossem avisados deste ato que já não possui, por natureza, um senso justo de democracia. O que vemos, portanto, são os membros do Conselho Acadêmico sendo pegos de surpresa com a Resolução CA nº 01/2013, de 16 de julho de 2013.

O SINASEFE Bambuí espera que seja a primeira e a última resolução ad referendum sem consulta prévia aos membros do Conselho Acadêmico, ato tão criticado na Reitoria e agora inaugurado pelo Campus Bambuí. Bastaria um e-mail para os membros do Conselho, solicitando o ato. O Conselho Acadêmico começou muito mal, assim como a Comissão Eleitoral, cujos membros também foram surpreendidos algumas vezes.

Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário