sexta-feira, 12 de julho de 2013

RESUMO DO RELATÓRIO DO VI ENCONTRO NACIONAL JURÍDICO DO SINASEFE

Prezados servidores, estas foram as principais deliberações e recomendações do VI Encontro Jurídico do SINASEFE, do qual a Seção Sindical de Bambuí participou, em maio de 2013.

Carreira EBTT
Os docentes devem conferir em seu contracheque se o novo enquadramento da Lei nº 12.772 está correto.

Auxílio-alimentação - pretensão de equiparação dos valores
A recomendação é que, ao fazer pedido judicial equiparatório do auxílio-alimentação, deve constar também pedido sucessivo de natureza indenizatória, justificando que o TCU já paga o valor necessário para tal auxílio aos seus servidores.

Direito a férias nos períodos de afastamento/licença considerados como de efetivo exercício
Recomenda-se que as seções sindicais ingressem com ação judicial coletiva, bem como com processos individuais sobre a questão.

30 horas para assistentes sociais
A grande maioria das decisões judiciais não reconhecem as 30 horas para assistentes sociais no serviço público. Recomenda-se que o SINASEFE realize a discussão do tema como Governo Federal na mesa de negociação. A AJN irá elaborar proposta de medida provisória ou projeto de lei para 30 horas dos servidores assistentes sociais.

Controle de Ponto para docentes do EBTT
A ação judicial é viável para impedir o controle de ponto dos docentes. Mas fica recomendado que se aguarde por 2 meses se haverá o decreto sobre o tema. Não havendo o decreto, caberá às instâncias do SINASEFE realizar ação política contra o controle de ponto docente, pois a atual legislação prevê e considera que o EBTT é superior. A ação judicial deve ser ajuizada pela Seção Sindical contra o Instituto Federal.

Carreira TAE
Os técnico-administrativos aposentados devem localizar seus comprovantes de cursos realizados e formular pedido de revisão dos títulos/cursos de capacitação para fins do recebimento do Incentivo de direito;

Processo Administrativo Disciplinar – considerações gerais
Recomenda-se que as Seções Sindicais procurem obter ciência das Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares que tramitam contra os servidores. Orientem os servidores a constituírem advogado para atuar e acompanhar o procedimento das sindicâncias e PADs, com defesa técnica. Os assessores jurídicos devem ficar atentos as formalidades legais numa sindicância ou PAD, pois muitas vezes não é cumprido o trâmite, dando causa a vícios e nulidades no processo;

Adicional de Periculosidade para vigilantes
Existe a viabilidade de ação judicial, que pode ser proposta individual ou coletivamente pela Seção Sindical.

Reconhecimento de Saberes e Competências – RSC para aposentados
O Reconhecimento de Saberes e Competências é vago na legislação. Mas, a princípio, a lei prevê que é para os ocupantes de cargos, o que afastaria os aposentados. Assim, deve-se aguardar a regulamentação.

Auxílio transporte
A exigência de bilhetes de passagem é ilegal. Os servidores que utilizam veículo próprio têm direito a indenização equivalente ao valor do transporte coletivo. Nesse sentido é o entendimento do STJ, e
Os servidores que, por falta de transporte público ou, onde existe, mas os horários são incompatíveis com a entrada e saída do trabalho, podem utilizar outros meios de transporte disponíveis e receber o respectivo auxílio.

Não pagamento do abono de permanência
Os docentes fazem jus ao abono de permanência desde que completados os requisitos para aposentadoria de professor.

Adicional de insalubridade, periculosidade e penosidade
Recomenda-se às Seções e aos servidores que tiverem problemas com relação ao pagamento do adicional de insalubridade ou periculosidade, por aplicação de orientações normativas do MPOG, por falta de laudo na Instituição ou outros fatores, que ingressem com ação judicial requerendo a manutenção ou pagamento do respectivo adicional. Também os servidores que recebem a insalubridade em grau menor que o realmente devido podem postular a revisão do percentual do referido adicional. No processo, o juiz indicará um perito judicial para elaboração de laudo, analisando as condições de trabalho diretamente no local para subsidiar a decisão judicial.

Pagamento do auxílio-creche
É necessário postular nas mesas de negociação o reajuste e adequação do valor do auxílio-creche, que atualmente é pago em quantia irrisória para a finalidade.

Auxílio-moradia
O auxílio-moradia encontra previsão no artigo 60 da Lei nº 8.112/90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário