quarta-feira, 30 de maio de 2012

CARTA ABERTA DOS DOCENTES DO CEFET/RJ À SOCIEDADE

Dirigimo-nos à população do Estado do Rio de Janeiro, aos servidores técnico-administrativos e aos estudantes do CEFET-RJ, no intuito de esclarecer os motivos da GREVE POR TEMPO INDETERMINADO deliberada em assembleia pelos docentes do CEFET/RJ a partir do dia 31 de maio de 2012.

Desde 2010, os docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) vêm negociando com o Governo Federal em torno da reestruturação e valorização da carreira docente, de melhores condições de trabalho e contra o sucateamento da educação nacional. É importante lembrar que nosso último reajuste salarial foi acordado em 2007. Desde então, o país passou por um significativo crescimento econômico, tornando-se a sexta economia mundial; contraditoriamente não obtivemos nenhuma conquista para a categoria. Em 2011, fizemos um acordo com o governo que deveria ser cumprido em março de 2012, e não foi. Marcou-se uma reunião para 28 de maio que foi cancelada pelo governo sem qualquer justificativa, indicando que as negociações não avançaram.

Cabe esclarecer que a sanção da Medida Provisória 568/2012, pela Presidenta Dilma Rousseff, no último dia 14 de maio, que concede um reajuste de 4% e a incorporação das Gratificações de Estímulo ao Magistério Superior (GEMAS) e Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (GEDBT), ao vencimento básico, anunciada como aumento concedido à categoria, apenas cumpre parte do acordo fechado em 2011. Entendemos que essa medida só foi tomada porque nas últimas semanas os docentes das IFES pressionaram o governo intensificando as mobilizações e aprovando indicativos de GREVE. Uma vez que compreendemos ser o cumprimento do acordo de 2011 uma pré-condição para as negociações de 2012, e por reconhecermos a urgência do atendimento de nossos pontos de pauta, nós, docentes do CEFET/RJ, decidimos por ampla maioria em assembleia geral, no dia 29 de maio, ENTRAR EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, ficando marcada nova assembleia para 05 de junho às 12h 30min para avaliação do movimento e seus desdobramentos.

Atualmente, o movimento conta com a participação de 44 das 59 Universidades Federais brasileiras e 2 Centros Federais de Educação Tecnológica, tendo como pauta central as seguintes reivindicações: 1) Reestruturação da carreira docente. 2) Equiparação salarial com a carreira do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 3) Criação de um índice de reajuste anual. 4) Abertura de novos concursos.

Além desses pontos, fazem parte da pauta unificada dos Servidores Públicos Federais que já se encontram mobilizados e com indicativo de greve geral para o dia 15 de junho: a) reajuste emergencial de 22,08%; b) retirada das alterações nos auxílios de insalubridade e periculosidade como previstas na MP 568/2012; c) definição de data-base para 1º de maio; d) política salarial permanente com reposição inflacionária; e) paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; f) defesa de 10% do PIB para a educação.

Reforçamos que uma Educação de Qualidade passa pela valorização dos profissionais da Educação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário